Pesquisa XP/Ipespe traz Lula liderando a corrida eleitoral em SĂ£o Paulo
O ex-presidente Luiz InĂ¡cio Lula da Silva (PT) aparece liderando a corrida eleitoral com 34% das intenções de voto e Jair Bolsonaro (PL) estĂ¡ em 2º lugar, com 26%

Publicado em: 18/02/2022 Ă s 18:41 | Atualizado em: 18/02/2022 Ă s 18:41
Pesquisa XP/Ipespe, divulgada nesta sexta-feira (18), mostra o ex-presidente Luiz InĂ¡cio Lula da Silva (PT) liderando a corrida eleitoral a presidente da RepĂºblica com 34% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) estĂ¡ em 2º lugar, com 26%.
A pesquisa foi realizada de 14 a 16 de fevereiro de 2022 com mil entrevistados de 16 anos e mais. A amostra Ă© representativa do eleitorado do Estado de SĂ£o Paulo; com cotas de sexo, idade e localidade; e controle de instruĂ§Ă£o e renda.
As entrevistas foram realizados por telefone por meio do sistema CATI IPESPE. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95,5%.
O registro no TSE Ă© BR-08006/2022 e SP-03574/2022.
ESPONTÂNEA
Na pesquisa espontĂ¢nea, quando nenhum nome Ă© apresentado ao entrevistado, Lula tem 30% das intenções de votos. Bolsonaro vem logo atrĂ¡s com 24%. Sergio Moro e Ciro Gomes surgem com 9% e 6%, respectivamente. Outros prĂ©-candidatos nĂ£o foram lembrados pelos eleitores.
Leia mais
Terceira via articula se juntar para quebrar polarizaĂ§Ă£o
A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos prĂ³prios. Os dados foram coletados de 13 a 15 de fevereiro de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.000 entrevistas em 243 municĂpios nas 27 unidades da FederaĂ§Ă£o. A margem de erro Ă© de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança de 95%. Registro no TSE Ă© BR-06942/2022.
Para chegar a 3.000 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localizaĂ§Ă£o geogrĂ¡fica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações atĂ© que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da populaĂ§Ă£o. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.
Leia mais no Poder 360
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula