Petrobrás investe em refinarias para produzir combustíveis de última geração
Segundo o diretor de transição energética e sustentabilidade, a adaptação das refinarias é um processo que “não vai levar muito tempo”.

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 18/06/2023 às 09:50 | Atualizado em: 18/06/2023 às 09:54
A Petrobrás vai investir R$ 3 bilhões na conversão de três refinarias existentes para produção de Diesel R e BioQAV, os chamados combustíveis de última geração.
Ou seja, é o resultado do coprocessamento de óleo fóssil e vegetal. Como informa o Estadão.
A afirmação é do diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobrás, Maurício Tolmasquim, disse na quinta-feira, 15.
De acordo com a publicação, Tolmasquim confirmou que as unidades a serem convertidas a partir desse investimento são as refinarias de Paulínia (Replan) e Cubatão (RPBC), ambas de São Paulo, e a refinaria Duque de Caxias (Reduc).
Segundo ele, a conversão dessas unidades já estava nos planos da gestão anterior e foi mantida pela diretoria executiva do presidente Jean Paul Prates.
Da mesma forma, Tolmasquim destacou que a Repar já produz os novos combustíveis, com porcentual renovável entre 5% e 7%, o que deve se repetir na Replan e na Reduc.
Por exemplo, em Cubatão, ele disse que a Petrobras se prepara para trabalhar com óleo vegetal em 100% da operação.
Portanto, ele destacou que o investimento de R$ 3 bilhões já estava aprovado. E, as ações estarão contempladas no montante de 6% a 15% do Capex total definido este mês para investimento em descarbonização nos próximos cinco anos.
Além disso, ele disse que a adaptação das refinarias é um processo que “não vai levar muito tempo”.
Para isso defendeu os novos combustíveis não só pelo potencial verde, mas também porque os motores dos veículos aceitam 100% do novo combustível, ante a limitação relacionada ao biodiesel tradicional.
Leia mais no Estadão.
Leia mais
Foz do Amazonas: petróleo é coisa do passado, diz chefe do Ibama
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)