PF formaliza autorizaĂ§Ă£o para cidadĂ£o comprar atĂ© quatro armasÂ
A PF informa que a IN-174 entrou em vigor nessa quinta-feira (20) por meio da publicaĂ§Ă£o no Boletim de Serviço Interno.

Publicado em: 21/08/2020 Ă s 16:22 | Atualizado em: 21/08/2020 Ă s 16:45
A PolĂcia Federal informou ter formalizada a autorizaĂ§Ă£o para que o cidadĂ£o possa comprar atĂ© quatro armas. Cabe Ă PF expedir o registro de arma de fogo, disse a instituiĂ§Ă£o nesta sexta-feira (21) ao G1.
A autorizaĂ§Ă£o para aquisiĂ§Ă£o de atĂ© 4 armas estava prevista em decreto do governo, publicado em 2019.Â
No entanto, conforme a corporaĂ§Ă£o, a publicaĂ§Ă£o da InstruĂ§Ă£o Normativa era necessĂ¡ria para que a prĂ³pria PF se adequasse ao decreto.
A IN-174 revoga a IN-131, que previa limite de duas armas e estava em vigor desde 2018.Â
Segundo a instituiĂ§Ă£o, a corporaĂ§Ă£o jĂ¡ vinha, desde o decreto de 2019, concedendo o registro de atĂ© quatro armas.
Mas a InstruĂ§Ă£o Normativa 174 organiza o processo e prevĂª itens novos na concessĂ£o, o que a PF chamou de “desburocratizaĂ§Ă£o”.Â
A instruĂ§Ă£o tambĂ©m autoriza treinamento mensal a quem tiver arma de fogo, “com a possibilidade de utilizaĂ§Ă£o do armamento pessoal”. Antes, eram seis meses para o treinamento.Â
De acordo com a PF, a IN-174 entrou em vigor nessa quinta-feira (20) por meio da publicaĂ§Ă£o no Boletim de Serviço, interno do Ă³rgĂ£o, e nĂ£o Ă© necessĂ¡ria a publicaĂ§Ă£o no “DiĂ¡rio Oficial da UniĂ£o”.Â
Segundo Ivan Marques, do FĂ³rum Brasileiro de Segurança PĂºblica, “mais de 70% dos homicĂdios” sĂ£o cometidos com arma de fogo.
Diante disso, para ele, facilitar o acesso a armas Ă© como “colocar gasolina em um incĂªndio”.Â
Leia mais repercussĂ£o da medida no G1Â
Â
Foto: divulgaĂ§Ă£o/dcs/PFÂ