PF confirma que restos humanos encontrados no Javari sĂ£o de Dom

A confirmaĂ§Ă£o foi feita com base no exame de Odontologia Legal, combinado com Antropologia Forense

Embaixador pede desculpas Ă  famĂ­lia de Dom por informaĂ§Ă£o errada

Publicado em: 17/06/2022 Ă s 16:45 | Atualizado em: 17/06/2022 Ă s 16:45

A PF (PolĂ­cia Federal) confirma que os restos humanos encontrados no Vale do Javari, no Amazonas, sĂ£o do jornalista Dom Phillips. O material foi recolhido no local apontado pelo pescador Amarildo da Costa Oliveira.

A confirmaĂ§Ă£o foi feita com base no exame de Odontologia Legal, combinado com Antropologia Forense.

O ComitĂª de Crise diz que estĂ£o sendo feitos todos os testes para a identificaĂ§Ă£o completa dos remanescentes para identificaĂ§Ă£o da causa das mortes e para indicaĂ§Ă£o da dinĂ¢mica do crime e ocultaĂ§Ă£o dos corpos.

Dom foi morto ao lado do indigenista brasileiro Bruno AraĂºjo Pereira, desaparecidos desde 5 de junho, quando faziam uma expediĂ§Ă£o de barco pela regiĂ£o norte do Amazonas.

Segundo a PolĂ­cia Federal, Oliveira, tambĂ©m conhecido como “Pelado”, confessou que matou e enterrou os corpos do servidor licenciado da Funai e do correspondente do jornal The Guardian.

Ainda nĂ£o hĂ¡ informações sobre Bruno. Os restos mortais, que saĂ­ram do aviĂ£o da PF em caixões, chegaram ontem a BrasĂ­lia para a perĂ­cia.

Quem sĂ£o as vĂ­timas?

Dom era correspondente do jornal The Guardian. BritĂ¢nico, ele veio para o Brasil em 2007 e viajava frequentemente para a AmazĂ´nia para relatar a crise ambiental e suas consequĂªncias para as comunidades indĂ­genas e suas terras.

O jornalista conheceu Bruno em 2018, durante uma uma reportagem para o Guardian. A dupla fazia parte de uma expediĂ§Ă£o de 17 dias pela Terra IndĂ­gena Vale do Javari, uma das maiores concentrações de indĂ­genas isolados do mundo.

Leia mais no UOL

Leia mais

PerĂ­cia aponta negativo para sangue de Dom, e “inconclusivo” para Bruno

Foto: ReproduĂ§Ă£o