PF em operação contra fraude na compra de produtos hospitalares

Publicado em: 05/06/2020 às 15:58 | Atualizado em: 05/06/2020 às 15:58
A Polícia Federal (PF) realizou, nesta sexta-feira (5), em Rio Branco, a operação Dose de Valores. Na ação estavam sendo cumpridos 33 mandados de busca e apreensão em municípios acrianos e em Porto Velho (RO).
De acordo com a Agência Brasil, o trabalho contou com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU).
Três auditores da CGU e de 160 policiais federais participaram da operação. Trata-se, portanto, de um desdobramento da operação Off-Label deflagada há dois dias.
Essa operação investiga o combate à supostas fraudes na área da saúde no Acre.
De acordo com as investigações, mais de R$ 750 mil foram desviados dos cofres públicos.
A principal irregularidade é a emissão de notas fiscais frias pelas empresas envolvidas.
As suspeitas começaram em 2017 quando a CGU identificou falhas relativas à aplicação dos recursos federais pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul (AC) .
Desde então, uma série de possíveis irregularidades vêm sendo cometidas na contratação de empresas que fornecem produtos médico-hospitalares.
Hoje estão sendo investigados indícios de conluio entre empresas que participaram das contratações, além daquelas investigadas no Operação Off-Label.
Também estão na mira da PF e da CGU, compras sem realização de procedimento administrativo, direcionamento de processos licitatórios.
Além disso, há indícios de pagamento por medicamentos e outros insumos que não foram entregues ao município e com preços superiores aos cobrados no mercado.
Foto: Divulgação/CGU