PF pede ao STF prorrogaĂ§Ă£o de investigaĂ§Ă£o contra Bolsonaro

A PolĂ­cia Federal argumentou que a prorrogaĂ§Ă£o Ă© necessĂ¡ria para a realizaĂ§Ă£o de novas diligĂªncias dentro da investigaĂ§Ă£o

PF pede ao STF prorrogaĂ§Ă£o de investigaĂ§Ă£o contra Bolsonaro

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas

Publicado em: 06/10/2021 Ă s 09:20 | Atualizado em: 06/10/2021 Ă s 09:22

A PolĂ­cia Federal (PF) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prorrogaĂ§Ă£o de prazo do inquĂ©rito contra o presidente Jair Bolsonaro.

Ou seja, se Bolsonaro cometeu crime ao divulgar documentos sigilosos de uma investigaĂ§Ă£o da PF sobre um ataque hacker ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Como informa o Yahoo NotĂ­cias.

No pedido enviado ao Supremo na segunda-feira, a PF argumentou que a prorrogaĂ§Ă£o Ă© necessĂ¡ria para a realizaĂ§Ă£o de novas diligĂªncias dentro da investigaĂ§Ă£o.

Nesse sentido, caberĂ¡ ao ministro Alexandre de Moraes definir por quantos dias deve ser essa prorrogaĂ§Ă£o. Moraes enviou os autos para a Procuradoria-Geral da RepĂºblica (PGR) opinar sobre o assunto.

A princĂ­pio, durante uma transmissĂ£o em suas redes sociais em agosto, Bolsonaro divulgou detalhes do inquĂ©rito sigiloso da PF.

AlĂ©m disso, ele distorceu informações para sugerir que a investigaĂ§Ă£o comprovaria a vulnerabilidade das urnas eletrĂ´nicas, o que nĂ£o Ă© verdade.

Leia mais

Ministro do STF manda PF retomar inquĂ©rito da interferĂªncia de Bolsonaro

Moraes

No despacho que determinou a abertura da investigaĂ§Ă£o, Moraes escreveu que, “sem a existĂªncia de qualquer justa causa, o sigilo dos autos foi levantado e teve o seu conteĂºdo parcialmente divulgado pelo Presidente da RepĂºblica”.

Ainda segundo o documento, isso ocorreu “em entrevista conjunta com o deputado Felipe Barros, no intuito de tentar demonstrar a existĂªncia de fraudes nas eleições e ratificar suas declarações anteriores”.

Ao mesmo tempo, Bolsonaro tambĂ©m se tornou alvo de investigaĂ§Ă£o no inquĂ©rito das fake news, conduzido por Moraes, por causa da disseminaĂ§Ă£o de notĂ­cias falsas a respeito das urnas eletrĂ´nicas.

Leia mais no Yahoo NotĂ­cias.

Foto: ReproduĂ§Ă£o/AgĂªncia Brasil