Pix terĂ¡ mudanças para combater fraudes e golpes
O Banco Central aprimorarĂ¡ a segurança do Pix a partir de 1º de novembro, limitando transações em dispositivos nĂ£o cadastrados e lançando o "Pix automĂ¡tico" em 2025.

Publicado em: 13/10/2024 Ă s 14:07 | Atualizado em: 13/10/2024 Ă s 14:07
A partir de 1º de novembro, o Banco Central implementarĂ¡ novos mecanismos de segurança para o Pix, visando aumentar a proteĂ§Ă£o dos usuĂ¡rios contra fraudes.
Com as mudanças, as transferĂªncias realizadas a partir de dispositivos nĂ£o cadastrados estarĂ£o limitadas a R$ 200 por transaĂ§Ă£o e R$ 1.000 por dia.
Para realizar operações de maior valor, os usuĂ¡rios precisarĂ£o registrar previamente seus celulares ou computadores nos bancos.
As medidas tĂªm como objetivo dificultar fraudes relacionadas ao roubo de credenciais, como login e senha, tornando o processo mais seguro para os usuĂ¡rios.
Leia mais
Banco Central estuda liberar pix mesmo sem internet
Segundo o Banco Central, as instituições financeiras tambĂ©m deverĂ£o adotar ferramentas de gerenciamento de risco e identificar transações atĂpicas para prevenir golpes.
Outra novidade prevista Ă© o “Pix automĂ¡tico”, que funcionarĂ¡ como uma espĂ©cie de dĂ©bito automĂ¡tico para pagamentos recorrentes, como mensalidades e contas de serviços.
A ferramenta entrarĂ¡ em vigor em junho de 2025, facilitando cobranças e diminuindo custos operacionais para os recebedores.
Leia mais no UOL
Foto: reproduĂ§Ă£o