Turistas argentinos movimentam mais de US$ 8 milhões no pix

Hermanos aderem ao pix no Brasil. VestuĂ¡rio, hotelaria e gastronomia lideram os gastos, com destaque para FlorianĂ³polis e Rio de Janeiro.

Publicado em: 17/01/2025 Ă s 17:36 | Atualizado em: 17/01/2025 Ă s 17:37

A crescente adoĂ§Ă£o do pix entre turistas argentinos transformou a experiĂªncia de consumo no Brasil durante o verĂ£o. Na primeira quinzena de janeiro, mais de US$ 8 milhões foram movimentados por meio de carteiras digitais integradas ao sistema de pagamento instantĂ¢neo brasileiro. Plataformas como Belo, Cocos, Fiwind, Lemon e Takenos passaram a oferecer a funcionalidade para seus usuĂ¡rios, eliminando a necessidade de pagar a taxa de 30% imposta a compras no exterior com cartões de crĂ©dito.

Essa integraĂ§Ă£o foi viabilizada pela KamiPay, que conecta os sistemas argentinos Ă  infraestrutura do pix. Os aplicativos convertem automaticamente pesos em reais, utilizando uma taxa de cĂ¢mbio competitiva, superior ao dĂ³lar MEP (1.190 pesos por dĂ³lar) e Ă  criptomoeda Tether (1.219 pesos), mas mais vantajosa que o dĂ³lar cartĂ£o (1.380 pesos).

FlorianĂ³polis liderou o volume de transações, superando atĂ© mesmo o Rio de Janeiro.

A fintech Cocos, por exemplo, registrou 225.520 pagamentos no Brasil, totalizando cerca de US$ 7 milhões.

A Lemon, que iniciou sua operaĂ§Ă£o no paĂ­s em janeiro, contabilizou pagamentos equivalentes a US$ 1,2 milhĂ£o, sendo que 80% das transações foram realizadas em pesos argentinos e 20% em criptodĂ³lares.

Os gastos

Segundo dados da KamiPay, o ticket mĂ©dio de consumo em roupas foi de US$ 77, desafiando o estereĂ³tipo de que o pix Ă© usado apenas para transações menores.

Leia mais

Miss Universo: argentina perde tĂ­tulo por criticar miss Brasil

O setor de vestuĂ¡rio liderou o faturamento com 37,08%, seguido por hotelaria, gastronomia e transportes.

Outras carteiras também se destacaram

A Fiwind registrou um aumento de 400% no nĂºmero de operações em relaĂ§Ă£o ao ano anterior, enquanto a Prex contabilizou 75 mil clientes ativos no Brasil, com mĂ©dia de 12 transações por usuĂ¡rio.

Com esses resultados, o pix reafirma sua eficiĂªncia e conveniĂªncia, tornando-se essencial para o turismo e o comĂ©rcio entre os dois paĂ­ses.

Leia mais no O Globo

Foto: reproduĂ§Ă£o