Plano é que patriota deve acreditar no ex-presidente, diz pesquisador

Ele explica que tem uma narrativa mais coesa dentro de grupos bolsonaristas porque existe a ideia de um "grande plano" em curso.

Datafolha diz que 93% condenam ataques golpistas, e maioria defende prisões

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 10/01/2023 às 06:57 | Atualizado em: 10/01/2023 às 06:57

Segundo pesquisador da Universidade Federal da Bahia (UFBA) há “um grande plano” em curso e que patriota deve acreditar no ex-presidente Jair Bolsonaro.

“É uma potência narrativa mesmo. Nada escapa a ela. Então há a ideia de que existe um grande plano por trás, silenciosamente executado, e que o patriota deve acreditar no ex-presidente”, diz.

Segundo publicação da BBC News, divulgada no MSN, o pesquisador se refere a sequência caótica dos eventos do 8 de janeiro em Brasília.

Ele explica que tem uma narrativa mais coesa dentro de grupos bolsonaristas porque existe a ideia de um “grande plano” em curso.

Segundo o pesquisador, acontecimentos relacionados ao universo de apoiadores de Jair Bolsonaro sempre têm uma explicação e uma justificativa.

Conforme o pesquisador, porque, na visão deles, “tudo foi planejado antes e faz parte de uma estratégia bem definida”.

“Essa arquitetura depende da ação de certos agentes para que ela aconteça da forma ideal, acreditam eles. Por isso que devem ir para a rua para ativar os militares e permitir que Bolsonaro volte.”

Esquerditas

Mas a tônica dentro de grupos de apoiadores, no dia seguinte aos ataques, foi de apostar na narrativa dos “esquerdistas infiltrados”.

Eles estão dizendo que a manifestação livre democrática do povo foi um sucesso, mas que o ‘Estado comunista’ já tinha tudo articulado para tentar incriminá-los através de ‘esquerdistas infiltrados’. A trama é essa, a narrativa é toda essa. Quem atacou e quem quebrou? Eles justificam que ‘não eram patriotas, porque patriota não quebra patrimônio, patriota não ataca policial‘”, diz o pesquisador da UFBA.

Por exemplo, ele cita a utilização nas redes sociais bolsonaristas do vídeo de um invasor que segura uma bandeira do PT e acena para a câmera de um drone.

Contudo, segundo o site Metrópoles, o objeto foi furtado de dentro do Congresso.

“Há uma dimensão performativa para ocultar o próprio ataque.”

Leia mais no MSN.

Leia mais

Militares não devem deixar golpistas voltarem a invadir CMA

Foto: Reprodução/vídeo