Podemos estimula apoiadores de Moro por candidatura à presidência

A ordem da sigla é para que simpatizantes do ex-juiz produzam outdoors, cartazes, adesivos e camisetas em prol da candidatura a fim de medir a aceitação

Moro virá sócio de empresa que cuida do dinheiro de alvos da Lava Jato

Ferreira Gabriel

Publicado em: 01/08/2021 às 10:09 | Atualizado em: 01/08/2021 às 10:09

Parlamentares do Podemos têm estimulado apoiadores a pressionar o ex-juiz Sergio Moro para que ele se lance candidato à Presidência.

O ex-magistrado se deu um prazo até outubro para informar à cúpula partidária se aceita ou não concorrer em 2022.

No entanto, até lá a ordem é para que simpatizantes de Moro produzam outdoors, cartazes, adesivos e camisetas em prol da candidatura a fim de medir a aceitação do nome do ex-ministro de Jair Bolsonaro.

“Eu, como senador do Paraná, o Alvaro Dias e muitos outros senadores temos tentado muito falar com o Sergio Moro, pedir ao Sergio Moro que aceite ser candidato a presidente do Brasil. Até agora ele não disse não, mas também não disse sim. Todos que puderem fazer campanha para que o Moro seja candidato a hora de fazer é agora”, disse o senador Oriovisto Guimarães a um recém-criado grupo de apoio ao ex-juiz, formado essencialmente por médicos paranaenses.

Há poucas semanas, Sergio Moro se reuniu com parlamentares do Podemos, em Brasília, para discutir a eventual participação dele nas eleições do próximo ano.

Longe da unanimidade

Entretanto, na legenda a candidatura do ex-juiz está longe de ser unanimidade. Dessa forma, uma das principais ressalvas à entrada de Moro na corrida presidencial é a avaliação de que o lançamento do nome de um personagem que colocou políticos atrás das grades necessariamente provocará menos adesão partidária à candidatura.

“Se é um nome mais neutro, é mais fácil de ter convergência. Um nome mais polêmico, como Moro, é mais difícil”, disse, sob reserva, um cacique do Podemos.

Outro entrave seria a destinação de boa parte do caixa da sigla a uma candidatura presidencial não necessariamente competitiva em detrimento da construção de palanques estaduais e da eleição de deputados federais.

No entorno do ex-juiz da Lava-Jato também não há consenso sobre a candidatura. 

Leia mais em MSN Notícias

Leia mais

Moro trata com Podemos sobre candidatura à Presidência ou ao Senado

Foto: Alan Santos/PR