PrĂ©-campanha Ă  PresidĂªncia da RepĂºblica traça estratĂ©gias no Sudeste

Segundo o professor de ciĂªncia polĂ­tica, o Rodolfo Tamanaha, por ser o Sudeste a regiĂ£o mais rica do paĂ­s, tem uma relevĂ¢ncia eleitoral igualmente maior

PrĂ©-campanha Ă  PresidĂªncia da RepĂºblica traça estratĂ©gias no Sudeste

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas

Publicado em: 22/02/2022 Ă s 10:50 | Atualizado em: 22/02/2022 Ă s 10:59

As prĂ©-campanhas Ă  PresidĂªncia da RepĂºblica traçam as estratĂ©gias no Sudeste. Por exemplo, em SĂ£o Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

De acordo com o Correio Braziliense, nessa regiĂ£o, existe um total de 61 milhões de pessoas, ou 41,2% de votos em pleito nacional, conforme dados dos tribunais regionais eleitorais de 2020.

Dessa maneira, quem nĂ£o vencer nesse triĂ¢ngulo, dificilmente ganharĂ¡ a corrida presidencial.

Para o professor de ciĂªncia polĂ­tica do Ibmec de BrasĂ­lia, o Rodolfo Tamanaha, por ser o Sudeste a regiĂ£o mais rica do paĂ­s, tem uma relevĂ¢ncia eleitoral igualmente maior.

Ou seja, para aqueles que almejam a cadeira da PresidĂªncia da RepĂºblica, o impacto desse palanque Ă© crucial, no Sudeste.

Leia mais

Lula, Bolsonaro e os outros brigam por espaço em cinco colégios eleitorais

InfluĂªncia petista

Tal anĂ¡lise destaca que para alĂ©m do Sudeste, o presidente Jair Bolsonaro tambĂ©m busca aproximaĂ§Ă£o com o Nordeste, regiĂ£o conhecida pela influĂªncia petista.

Da mesma forma, Leandro Consentino, cientista polĂ­tico do Insper, concorda com a importĂ¢ncia do Nordeste, apesar de o Sudeste apresentar nĂºmeros maiores.

“É o segundo em peso eleitoral (em torno de 34 milhões), entĂ£o tambĂ©m recebe uma atenĂ§Ă£o importante”, observou.

Nesse sentido, a publicaĂ§Ă£o aponta que o PT tenta arrancar na frente, fechando palanques fortes no Sudeste.

No caso do prĂ©-candidato Sergio Moro, o ex-juiz tem concentrado suas energias em SĂ£o Paulo, onde jĂ¡ possui base, deixando em segundo plano Rio e Minas.

Enquanto Ă  senadora Simone Tebet (MDB-MS), ela estĂ¡ com boa presença em SĂ£o Paulo.

Por fim, a equipe de Doria, a campanha nĂ£o distingue regiões.

Leia mais no Correio Braziliense.

Foto: ReproduĂ§Ă£o