Presença de policiais e militares cresce nas redes bolsonaristas

Levantamento foi feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Foram analisados 651 usuários de Facebook e Instagram

STJ decide que juiz pode obrigar app a especificar quem acessou perfil

Publicado em: 02/09/2021 às 13:11 | Atualizado em: 02/09/2021 às 13:17

Cresceu de 30% para 38% a participação de profissionais das forças de segurança em redes sociais bolsonaristas de 2020 a 2021, segundo pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Em 2020, 17% dos integrantes das Forças de Segurança interagiam em ambientais bolsonaristas radicais e 13% em ambientes moderados. 70% deles não interagiram com bolsonaristas. Em 2021, 21% interagiam em ambientais radicais, 17% em ambientes moderados e 61% não interagiram.

Foram analisados 651 usuários de Facebook e Instagram. Portanto, a margem de erro do estudo é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Leia mais

STF e TSE, alvos 99% dos ataques de perfis bolsonaristas nas redes

“Embora seja uma fatia minoritária, a quantidade de profissionais das forças de segurança que hoje manifesta adesão às pautas bolsonaristas é relevante”, aponta Renato de Lima, diretor-presidente do Fórum.

De cordo com ele, “a maior propensão está, mais uma vez, concentrada entre os membros das polícias militares”.

“O que chama a atenção agora é uma maior adesão de oficiais das PMs, que são justamente aqueles que deveriam zelar pela institucionalidade e manutenção da legalidade das corporações”, completou.

O presidente Jair Bolsonaro foi eleito em 2018 com forte apoio das forças de segurança.

Em junho deste ano, segundo o blog do Octavio Guedes, Bolsonaro havia encomendado uma pesquisa nacional sobre a qualidade de vida dos policiais brasileiros.

Leia mais no G1.

Foto: reprodução techtudo