Presidente do STF apoia Moraes contra empresários bolsonaristas

Segundo Fux, o colega de Corte "sempre age com firmeza" em decisões que envolvem a proteção à democracia

Ministro decidirá sobre aeroporto de Manaus

Publicado em: 24/08/2022 às 17:04 | Atualizado em: 24/08/2022 às 17:08

O presidente do STF, ministro Luiz Fux, manifestou apoio a Alexandre de Moraes, que determinou ontem mandados de busca e apreensão contra empresários bolsonaristas.

Eles defenderam um golpe de Estado, em grupo de WhatsApp, caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PL) vença Jair Bolsonaro (PL) nas eleições.

Segundo Fux, o colega de Corte “sempre age com firmeza” em decisões que envolvem a proteção à democracia.

“É absolutamente inaceitável que pessoas flertem com o autoritarismo, flertem com atos antidemocráticos, principalmente porque a nossa democracia foi conquistada entre lutas e barricadas”, afirmou o ministro em entrevista ao jornalista Roberto D’Avila, na GloboNews.

“O ministro Alexandre sempre age com muita firmeza e se ele determinou essas medidas constritivas e mais graves, certamente o processo levou ele a essa tomada de decisão com muita firmeza”, acrescentou Fux.

Moraes diz que não vai ‘ficar na defensiva’

À coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo, Moraes disse que não vai “ficar na defensiva” ao defender a democracia brasileira.

“Temos uma democracia vibrante e não podemos ficar apenas reagindo a discursos golpistas”, afirmou, sem citar diretamente Bolsonaro.

Após as operações realizadas ontem, o Procurador-Geral da República, Augusto Aras, disse não ter sido intimado sobre a decisão que autorizou buscas contra os oito empresários bolsonaristas. Entre os alvos esteve Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan.

Moraes, porém, rebateu a declaração do procurador-geral. Em nota, o gabinete do ministro disse que a PGR foi “intimada pessoalmente” da decisão proferida pelo ministro às 14h41 de segunda (22), com a entrega da decisão para a Assessoria de Apoio aos Membros da Procuradoria-Geral da República no STF.

Leia mais no UOL

Leia mais

Moraes rebate Aras sobre operação contra empresários bolsonaristas

Chefe do MPF trocava mensagens com empresários bolsonaristas

Empresários golpistas são alvos da PF por determinação de Moares

Foto: Carlos Moura/ SCO-STF