PSDB quer se recuperar do fracasso, fundindo-se a outros partidos

Publicado em: 19/11/2018 às 14:58 | Atualizado em: 19/11/2018 às 15:02

O fracasso nas eleições de 2018 leva o PSDB a se recuperar do baque escorando-se em outros partidos por meio de fusão. Entre os alvos citados pelo deputado federal Marcos Pestana (MG) está o DEM cujo presidente, ACM Neto, descarta de pronto a união neste momento.

Nas eleições deste ano, os tucanos tiveram o pior desempenho de sua história, e Pestana não se reelegeu.

De acordo com O Estado de S.Paulo, além de ficar muito abaixo do esperado no pleito presidencial, o partido perdeu nada menos do que 20 cadeiras na Câmara.

Por isso, os tucanos devem avaliar uma proposta de fusão com outros partidos com vistas às próximas eleições.

A iniciativa de Pestana (foto), secretário-geral do PSDB, é de levar a sugestão à direção executiva da sigla.

A ideia, de acordo com o autor da proposta, é que em maio os tucanos renovem o comando partidário e comecem o processo de mudança.

“O PSDB tem que se reinventar depois de organizar a bagunça. É insustentável esse quadro partidário pulverizado. Defendo que, após a renovação da direção, abra-se uma interlocução para um processo criativo de fusão”, afirmou.

Pestana menciona, inicialmente, quatro partidos para uma eventual fusão: PPS, PSD, PV e DEM.

De acordo com ele, ainda é cedo para dizer qual seria o modelo de operação e a autonomia de cada um dentro da nova legenda.

ACM Neto, presidente do DEM, de pronto, descarta a possibilidade de fusão com o PSDB.

“Isso não está na pauta. Isso não passa nem perto de nossa perspectiva. Eu não cogitaria nenhuma hipótese de fusão com o PSDB neste momento”, afirmou.

 

Foto: Câmara dos Deputados