PSOL pede explicações de ministro do GSI sobre ataques a movimento indígena

Segundo o requerimento, a bancada do Psol afirma que Heleno proferiu "alegaĂ§Ă£o de natureza intimidatĂ³ria e falsa envolvendo a ArticulaĂ§Ă£o dos Povos IndĂ­genas do Brasil (APIB) e suas lideranças"

Publicado em: 20/09/2020 Ă s 09:18 | Atualizado em: 20/09/2020 Ă s 09:18

A deputada SĂ¢mia Bomfim (SP), lĂ­der do Psol na CĂ¢mara, apresentou um requerimento de convocaĂ§Ă£o do ministro General Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional.

Conforme documento, ela pede que Heleno explique acusações feitas Ă  ArticulaĂ§Ă£o dos Povos IndĂ­genas do Brasil (Apib) e ao Psol. A princĂ­pio o requerimento foi subscrito por toda a bancada do partido.

Em seu Twitter, o ministro acusou a Apib de publicar fakenews sobre o Brasil.

Segundo o requerimento, a bancada do Psol afirma que Heleno proferiu “alegaĂ§Ă£o de natureza intimidatĂ³ria e falsa envolvendo a ArticulaĂ§Ă£o dos Povos IndĂ­genas do Brasil (APIB) e suas lideranças”. Portanto, sĂ£o questões “Ă s quais merecem ser imediatamente esclarecidas perante esta Casa”.

“As declarações intimidatĂ³rias e falaciosas, diga-se novamente, mencionam nominalmente a Sra. SĂ´nia Guajajara, uma das principais lideranças indĂ­gena e social no Brasil e no mundo, reconhecida  ela luta em defesa dos direitos dos povos indĂ­genas, expressamente negligenciados pelo Governo Bolsonaro”, diz o texto.

Leia mais em Congresso em Foco

 

 

 

Foto: Carolina Antunes/ PR

 

 

 

Leia mais

“Somos o paĂ­s que menos desmatou na histĂ³ria da humanidade”, diz MourĂ£o