Putin leva RĂºssia a perder mais de 40 multinacionais de peso
Diante da escalada bĂ©lica dos Ăºltimos dias, as retaliações passaram a vir tambĂ©m do setor privado

Publicado em: 03/03/2022 Ă s 09:45 | Atualizado em: 03/03/2022 Ă s 09:45
ApĂ³s invadir a UcrĂ¢nia, multinacionais ocidentais de peso e de diversos setores fecharam operações na RĂºssia, suspenderam negociações com companhias e anunciaram a retirada de investimentos diretos no paĂs.
As sanções econĂ´micas que a RĂºssia vem sofrendo apĂ³s o ataque nĂ£o estĂ£o sendo aplicadas apenas por paĂses e organizações internacionais. Diante da escalada bĂ©lica dos Ăºltimos dias, as retaliações passam a vir tambĂ©m do setor privado.
Dessa forma, empresas como Shell e BP abandonaram negĂ³cios bilionĂ¡rios na RĂºssia, enquanto a Volvo, Apple e gigantes dos transportes, como MSC e Maersk, suspenderam remessas.
No entanto, o governo de Vladimir Putin, por sua vez, baixou nesta terça (1) um decreto proibindo os estrangeiros de vender ativos russos, com a intenĂ§Ă£o de ganhar tempo e dificultar a saĂda dos investidores.
A debandada das companhias adiciona ainda mais pressĂ£o ao caldeirĂ£o econĂ´mico russo que, diante de sanções sem precedentes, viu o rublo cair para mĂnimos recordes, obrigando o banco central do paĂs a dobrar sua taxa de juros.
A interrupĂ§Ă£o dos negĂ³cios com a RĂºssia nĂ£o Ă© necessariamente um posicionamento contra a guerra. Os anĂºncios vĂªm de grupos empresariais que buscam equilibrar o impacto em suas reputações, minimizando a exposiĂ§Ă£o Ă s pesadas sanções ocidentais.
Entre as companhias brasileiras com investimentos no territĂ³rio russo, a catarinense WEG, fabricante de motores elĂ©tricos listada na B3, a Bolsa de Valores brasileira, Ă© destaque.
Operando no paĂs comandado por Putin atravĂ©s da subsidiĂ¡ria WRU, em setembro passado anunciou investimentos na SibĂ©ria, onde abriu escritĂ³rio na cidade de Novosibirski.
TambĂ©m no ano passado, a WRU anunciou a venda de um motor de grande porte, encomendado pela maior mineradora de ouro da RĂºssia, capaz de operar com temperaturas de atĂ© -50º C.
Por fazer parte dos principais rankings de ESG (ambiental, social e de governança, na sigla em inglĂªs), a WEG estĂ¡ entre as empresas de capital aberto que agora, segundo analistas do mercado, serĂ£o pressionadas por investidores e empresas de rating a respeito dos negĂ³cios na RĂºssia.
Leia mais em NotĂcias ao Minuto.
Foto: Oficial Kremlin