Relatório americano aponta violência policial a indígenas e minorias no Brasil

"Houve vários relatos de que a polícia estadual cometeu homicídios ilegais", diz trecho do documento

Ferreira Gabriel

Publicado em: 31/03/2021 às 09:46 | Atualizado em: 31/03/2021 às 09:46

Assassinatos arbitrários pela polícia, violência contra indígenas, minorias, ativistas ou comunidade LGBT são alguns dos ataques aos direitos humanos detectados no Brasil, segundo um relatório nesta terça-feira (30) divulgado pelos Estados Unidos.

As conclusões constam no relatório anual dos direitos humanos. Este, portanto, é relativo a 2020, divulgado pelo Departamento de Estado norte-americano.

Conforme texto dedicado ao Brasil, as autoridades norte-americanas destacaram a “impunidade e a falta de responsabilização das forças de segurança”. Além disso, questionam processos judiciais ineficazes que atrasam a justiça, tanto para os perpetradores dos crimes, quanto para as vítimas.

“Houve vários relatos de que a polícia estadual cometeu homicídios ilegais. Em alguns casos, a polícia empregou força indiscriminada. (…) Entre os mortos estão suspeitos de crimes, civis e traficantes de drogas que praticam atos de violência contra a polícia. Consequentemente, a extensão das mortes ilegais pela polícia foi difícil de determinar. O Ministério Público Federal investiga se os assassinatos por forças de segurança são justificáveis”, indica o texto.

Leia mais em Notícias ao minuto

Leia mais

Foto: Reprodução/ Notíciasaominuto