Após um período de 25 dias sem atividade, o ex-presidente Jair Bolsonaro retomou suas publicações nas redes sociais, incluindo Facebook, Instagram, Twitter e Telegram, no último dia 12.
Essa retomada ocorreu logo após a divulgação de uma reportagem do O Globo , revelando que seu filho, o vereador Carlos Bolsonaro, havia alterado as senhas das contas do pai para marcar sua posição e anunciando que deixaria de administrar os perfis.
Nos últimos três dias, o ex-presidente fez três publicações em suas redes.
Em seu primeiro post, Bolsonaro promete entrar com duas ações judiciais contra o presidente Lula (PT), em relação a discursos que o mencionaram. Um discurso se referia às mortes durante a pandemia no Brasil e o outro tratava de uma mansão nos Estados Unidos.
O vídeo teve aproximadamente 4,9 milhões de visualizações no Twitter, segundo dados da própria plataforma.
Em suas outras postagens, o ex-presidente compartilhou dados sobre seu governo, incluindo um vídeo institucional, e fez uma homenagem à sua mãe no domingo, com uma série de fotos acompanhadas da mensagem “aproveite enquanto as tem”.
A ausência de publicações nas redes sociais estava incomodando os aliados do ex-presidente. Sem acesso às suas próprias contas e sem a atuação de Carlos, Bolsonaro não conseguiu mobilizar diretamente seus seguidores em eventos como a Agrishow, sua primeira grande aparição pública neste ano.
De acordo com informações de aliados, Carlos decidiu deixar a administração dos perfis após acreditar que seu pai estava sendo aconselhado a fazer publicações que não estavam alinhadas com a postura mais agressiva defendida pelo vereador.
Leia mais
Em seu último pronunciamento, no dia 16, Carlos escreveu que “pessoas ruins se acham as tais e ganham muito com o suor dos outros que trabalham de verdade”.
Antes dessa pausa, as redes sociais do ex-presidente já estavam enfrentando uma diminuição no engajamento, registrando uma queda de 56% desde o fim de seu mandato, conforme apontado por um levantamento divulgado há algumas semanas.
Foto: Alan Santos/Presidência da República