Na saĂ­da de Braga Netto, Bolsonaro faz agrado ao bolso de militares

Este Ă© o Ăºltimo ato do general Ă  frente do MinistĂ©rio da Defesa

Bolsonaro critica medidas restritivas e ameaça usar as Forças Armadas

Publicado em: 31/03/2022 Ă s 13:01 | Atualizado em: 31/03/2022 Ă s 13:01

O presidente Jair Bolsonaro editou decreto para tratar da reestruturaĂ§Ă£o da remuneraĂ§Ă£o dos militares das Forças Armadas, com ampliaĂ§Ă£o de benefĂ­cios e facilidades Ă  categoria.

O ato estĂ¡ publicado no DiĂ¡rio Oficial da UniĂ£o (DOU) desta quinta-feira, 31 de março, que deve ser o Ăºltimo dia do general Walter Braga Netto Ă  frente do MinistĂ©rio da Defesa.

Braga Netto deve deixar o cargo atĂ© amanhĂ£ para poder entrar como vice na chapa de reeleiĂ§Ă£o de Bolsonaro Ă  PresidĂªncia. O ministro tambĂ©m assina o decreto. Hoje, nove ministros foram exonerados, para que possam concorrer nas eleições de outubro, mas Braga Netto nĂ£o veio na lista.

Dentre as mudanças, o decreto estabelece que o adicional de habilitaĂ§Ă£o Ă© parcela remuneratĂ³ria mensal devida ao militar e refere-se aos cursos realizados com aproveitamento.

CaberĂ¡ ao ministro da Defesa, depois de ouvir os Comandantes das Forças Armadas, estabelecer os cursos que darĂ£o direito a esse adicional, “observada a disponibilidade orçamentĂ¡ria”.

O decreto ainda amplia as situações em que o militar poderĂ¡ receber o adicional de compensaĂ§Ă£o orgĂ¢nica, pago mensalmente por causa de desgaste resultante do desempenho continuado de atividades especiais, e tambĂ©m as situações em que o servidor militar terĂ¡ direito Ă  gratificaĂ§Ă£o de localidade especial.

Agora tambĂ©m, todo militar desligado da ativa terĂ¡ direito, durante o perĂ­odo de 30 dias, Ă  passagem para o transporte pessoal atĂ© a localidade de residĂªncia. Antes, o benefĂ­cio era concedido apenas aos servidores em serviço militar inicial.

Leia mais no UOL

Leia mais

Pesquisa mostra diferença entre Lula e Bolsonaro menor no segundo turno

Foto: Marcos CorrĂªa/PR