MinistĂ©rio da SaĂºde admite ineficĂ¡cia do ‘kit covid’ defendido por Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro é o principal defensor do uso dos remédios

Publicado em: 14/07/2021 Ă s 11:59 | Atualizado em: 14/07/2021 Ă s 12:00
O MinistĂ©rio da SaĂºde admitiu em documentos enviados Ă Â CPI da Covid essa semana que medicamentos que compõem o chamado “kit covid”, sĂ£o ineficazes contra o vĂrus. O presidente Jair Bolsonaro Ă© o principal defensor do uso dos remĂ©dios.
“Alguns medicamentos foram testados e nĂ£o mostraram benefĂcios clĂnicos na populaĂ§Ă£o de pacientes hospitalizados, nĂ£o devendo ser utilizados, sendo eles: hidroxicloroquina ou cloroquina, azitromicina, lopinavir/ritonavir, colchicina e plasma convalescente. A ivermectina e a associaĂ§Ă£o de casirivimabe + imdevimabe nĂ£o possuem evidĂªncia que justifiquem seu uso em pacientes hospitalizados, nĂ£o devendo ser utilizados nessa populaĂ§Ă£o”, diz documento.
Duas notas tĂ©cnicas foram entregues Ă comissĂ£o por um pedido do senador Humberto Costa (PT-PE).
Os medicamentos sĂ£o os mesmos usados para tratamento precoce, que sĂ£o defendidos por apoiadores do governo. AlĂ©m disso, foram indicados pelo aplicativo do MinistĂ©rio da SaĂºde, TrateCov, em Manaus (AM) em janeiro, no auge da crise de oxigĂªnio no estado. A plataforma saiu do ar apĂ³s a pasta alegar invasĂ£o hacker.
Em suma, a CPI apura se a existĂªncia de um gabinete paralelo ao MinistĂ©rio da SaĂºde influenciou o atraso na compra das vacinas. Dessa forma, ajudou no favorecimento de laboratĂ³rios e a compra de medicamentos do “kit covid” sem eficĂ¡cia para o tratamento da doença.
Leia mais no site Congresso em Foco
Leia mais
‘Kit covid’ rendeu R$ 1 bilhĂ£o para farmacĂªuticas na pandemia
Foto: Carolina Antunes/PR