Para evitar ser destituído, presidente do Sebrae renuncia
O governo federal está tentando viabilizar uma nova eleição para a direção do Sebrae, e o nome mais cotado para o cargo é o do petista Décio Lima.

Publicado em: 30/03/2023 às 16:06 | Atualizado em: 30/03/2023 às 16:06
O diretor-presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Carlos Melles, renunciou ao cargo nesta quarta-feira (29/3), após quatro anos à frente do órgão.
Melles, que foi eleito presidente do Sebrae em 2019 e reeleito em 2022, tinha mais quatro anos de mandato pela frente, mas decidiu abrir mão da chefia devido a movimentações do governo federal para retirá-lo do cargo.
Melles expressou seu respeito ao Sistema Sebrae e aos milhões de empresários de pequenos negócios ao renunciar. Ele foi deputado federal por Minas Gerais por seis mandatos, entre 1995 e 2019, e atualmente é filiado ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Leia mais
Lula deve engolir bolsonarista para derrubar presidente do Sebrae
O governo federal está tentando viabilizar uma nova eleição para a direção do Sebrae, e o nome mais cotado para o cargo é o do petista Décio Lima, que concorreu ao governo de Santa Catarina nas últimas eleições.
Melles se antecipou a uma reunião marcada para esta quinta-feira (30/3) que poderia destituí-lo do cargo, após o governo de Luiz Inácio Lula da Silva se articular para tentar retirá-lo do cargo.
A Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS) manifestou preocupação com os rumores de que o governo de Lula pretende realizar uma nova eleição do conselho diretivo da organização para substituir o comando escolhido no fim do ano passado.
O senador Efraim Filho, presidente da FCS, ressaltou que é essencial preservar as conquistas institucionais do Sebrae e que o impacto de uma mudança na direção seria desequilibrar a relação entre o Sebrae e o governo federal.
Leia mais na matéria de Renato Souza, Ronayre Nunes, Aline Brito e Bernardo Estillac publicada no portal do jornal Correio Braziliense
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil