Secretário de saúde apela contra ômicron: ‘Não aglomerem’
Anoar Samad entende que, se muitas pessoas se expuserem ao vírus ao mesmo tempo, a contaminação coletiva criará um novo desafio de saúde pública

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 02/01/2022 às 15:28 | Atualizado em: 03/01/2022 às 16:57
O secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, lançou, neste domingo (2), um apelo à população para que evite aglomerar, num alerta contra a incidência da variante da covid (coronavírus), a ômicron.
De acordo com o secretário, o fato de muitas pessoas viajarem pelo mundo impacta na infecção coletiva no Amazonas, pois certamente “trarão a ômicron para o nosso estado”, disse.
De certo modo, conforme Anoar Samad, a observação do que acontece em outros países tem demonstrado que “a variante ômicron realmente é menos virulenta e com isso provoca menos quadros de doença grave (diferente da variante P1 que nos ‘atacou’ em janeiro de 2021)”.
O secretário reitera para que a população não confunda, pois o “provocar menos” não é o mesmo que “não provocar”.
E explicou: “Se muitas pessoas se expuserem ao vírus ao mesmo tempo (aglomerações), em poucas semanas esse “provocar menos” contaminará tantas pessoas que, sem dúvidas, nos fará enfrentar um novo e grave desafio de saúde pública”.
Leia mais
Portanto, o médico urologista concluiu: “Evitem aglomerações, usem máscaras, atualizem seu esquema vacinal. A luta contra esse vírus é de todos nós!”.
Entenda, aqui, a circulação das variantes do vírus SARS-CoV-2.
Foto: Diego Peres/Secom