A Infraero, estatal subordinada a um ministério controlado pelo Republicanos, gastou R$ 420 mil em patrocínios na cidade de Patos (PB), reduto eleitoral do presidente da Câmara, Hugo Motta.
Segundo a Folha de S.Paulo, a cidade de pouco mais de 100 mil habitantes é um dos principais quadros do partido.
Desse modo, os contratos para as festividades de São João e para projetos de incentivo a badminton e futsal na cidade representam mais de um quarto de todos os patrocínios da estatal firmados no país na gestão Lula, apesar de a Infraero não administrar nenhum aeroporto na Paraíba.
Ainda conforme a Folha, a Infraero, que teve um déficit de R$ 540 milhões em 2024, é vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos, comandado desde setembro de 2023 pelo deputado federal Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE).
Como resultado, todos os contratos de patrocínio para Patos foram firmados após a entrada de Costa Filho, e nenhum deles passou por seleção pública.
Sobre o assunto, o novo presidente da Câmara não quis se manifestar sobre a verba. O Ministério de Portos e Aeroportos disse que a estatal define a sua própria política de patrocínio.
Já a Infraero negou interferência política e afirmou que está envolvida em negociações para administrar o aeroporto da cidade, mas não apresentou documentos sobre essas tratativas.
Leia mais na Folha de S.Paulo .
Leia mais
Foto: Lula Marques/Agência Brasil