Sérgio Luz é reconduzido à direção da Fiocruz Amazônia 

Publicado em: 13/06/2017 às 12:04 | Atualizado em: 13/06/2017 às 12:04

A presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade, foi a Manaus nesta segunda, dia 12, para, entre outros compromissos, reconduzir o pesquisador Sérgio Luiz Bessa Luz ao cargo de diretor do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia).

Sérgio Luz foi reeleito no último dia 5 de maio com mais de 74% dos votos válidos e assim fica na direção do ILMD até 2021.

Em discurso, ele disse que é preciso encarar a ciência, tecnologia e saúde como um investimento em um bem fundamental para a produção de riqueza e desenvolvimento. “Portanto, há muito o que se descobrir e redescobrir”, afirmou.

Sobre seu plano para a nova gestão, Luz disse que vai focar em quatro pontos: consolidar a Fiocruz Amazônia como órgão estratégico; integrar ciência, inovação e saúde para o desenvolvimento ambientalmente sustentável; combate às iniquidades; e a excelência na gestão.

Nísia disse que a reeleição de Luz ressalta a importância da manutenção da democracia na instituição. Ela reconheceu a necessidade de colocar a região na visão da ciência e tecnologia, hoje muito centrada no Sudeste.

 

Comunista lembrado

Antônio Levino da Silva Neto, pesquisador do ILMD e dirigente do PCdoB, falecido recentemente, foi homenageado com seu nome na biblioteca do instituto. Familiares do “comandante” participaram do evento.

 

Foto: Eduardo Gomes/Divulgação