Sete mil militares apoiam atendimento nas agĂªncias do INSS 

A contrataĂ§Ă£o dos militares serĂ¡ voluntĂ¡ria, sem haver convocaĂ§Ă£o. Eles serĂ£o treinados em fevereiro e em março.

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Publicado em: 14/01/2020 Ă s 19:08 | Atualizado em: 14/01/2020 Ă s 19:08

O governo pretende contratar temporariamente cerca de 7 mil militares da reserva para reforçar o atendimento nas agĂªncias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e reduzir o estoque de pedidos de benefĂ­cios em atraso.

Pelas informações da AgĂªncia Brasil, o anĂºncio foi feito, nesta terça-feira (14), pelo secretĂ¡rio especial de PrevidĂªncia e Trabalho do MinistĂ©rio da Economia, RogĂ©rio Marinho (foto), que prometeu que o estoque de processos acumulados caia para prĂ³ximo de zero atĂ© o fim de setembro.  

A contrataĂ§Ă£o dos militares serĂ¡ voluntĂ¡ria, sem haver convocaĂ§Ă£o. Eles serĂ£o treinados em fevereiro e em março, devendo começar a trabalhar nos postos em abril, recebendo adicional de 30% na reserva remunerada.  

Segundo Marinho, a medida custarĂ¡ R$ 14,5 milhões por mĂªs ao governo, mas ele disse que o custo deve ser compensado pela diminuiĂ§Ă£o da correĂ§Ă£o monetĂ¡ria paga nos benefĂ­cios concedidos alĂ©m do prazo mĂ¡ximo de 45 dias depois do pedido. 

Paralelamente, entre 2,1 mil e 2,5 mil funcionĂ¡rios do INSS que hoje trabalham no atendimento presencial serĂ£o remanejados para reforçar a anĂ¡lise dos processos.  

 

Outras medidas 

De acordo com Marinho, atĂ© o fim da semana, o DiĂ¡rio Oficial da UniĂ£o publicarĂ¡ um decreto do presidente Jair Bolsonaro com as medidas.

Ele anunciou ainda que para diminuir o atraso, o governo darĂ¡ prioridade Ă s perĂ­cias mĂ©dicas dos cerca de 1,5 mil funcionĂ¡rios do INSS afastados por problemas de saĂºde.

Segundo o secretĂ¡rio, a expectativa Ă© que cerca de dois terços dos servidores (cerca de 1 mil funcionĂ¡rios) voltem ao trabalho nos prĂ³ximos meses.  

AlĂ©m disso, uma portaria do presidente do INSS restringirĂ¡ a cessĂ£o de funcionĂ¡rios para outros Ă³rgĂ£os.

De agora em diante, a autarquia sĂ³ cederĂ¡ funcionĂ¡rios para cargos comissionados de nĂ­vel 4 (DAS-4) e para cargos vinculados diretamente Ă  PresidĂªncia da RepĂºblica. Atualmente, o INSS tem cerca de 200 funcionĂ¡rios cedidos.  

O INSS tambĂ©m pretende ampliar os convĂªnios com o setor privado para que o setor de recursos humanos de empresas formalizem os pedidos de aposentadoria.

Atualmente, fundos de pensĂ£o de grandes empresas encaminham conjuntamente ao INSS os documentos exigidos dos empregadores, acelerando os processos. O governo quer estender o modelo a mais empregadores. 

 

SimplificaĂ§Ă£o  

O decreto a ser editado tambĂ©m simplificarĂ¡ a tramitaĂ§Ă£o dos pedidos de benefĂ­cios. O INSS passarĂ¡ a aceitar certidões antigas.

O Ă³rgĂ£o vai verificar as sĂºmulas administrativas em que o INSS foi vencido no JudiciĂ¡rio para deixar de recorrer dos pedidos dos benefĂ­cios em situações jĂ¡ pacificadas pela Justiça.

O INSS tambĂ©m deixarĂ¡ de exigir a demonstraĂ§Ă£o do vĂ­nculo quando o empregado e o empregador contribuam atualmente para a PrevidĂªncia Social.

Segundo Marinho, a medida acelerarĂ¡ principalmente a aposentadoria de empregados domĂ©sticos.  

Marinho disse tambĂ©m que, desde meados do ano passado, o governo estĂ¡ reduzindo o estoque de processos empoçados no INSS.

O nĂºmero de pedidos de benefĂ­cio com mais de 45 dias de atraso caiu de 2,3 milhões em julho do ano passado para 1,3 milhĂ£o atualmente.

Nos Ăºltimos cinco meses, o governo tem conseguido diminuir o empoçamento em 67 mil e 68 mil processos por mĂªs. 

Caso esse ritmo continuasse, o estoque de processos em atraso sĂ³ seria zerado em 16 ou 17 meses, nas estimativas de Marinho.

Com as medidas anunciadas, o secretĂ¡rio disse que a reduĂ§Ă£o nos processos em atraso deverĂ¡ saltar para 160 mil por mĂªs, permitindo a reduĂ§Ă£o a quase zero dos pedidos com mais de 45 dias de atraso atĂ© o fim de setembro.

Apenas os processos em que o INSS discorda da concessĂ£o do benefĂ­cio, com falta de documento ou que dependem da Justiça continuariam em atraso.  

O secretĂ¡rio disse que o principal fator que provocou o aumento da fila de atendimento do INSS atĂ© a metade do ano passado foi a automatizaĂ§Ă£o dos pedidos de benefĂ­cio.

Em maio de 2018, com a inauguraĂ§Ă£o da pĂ¡gina Meu INSS, os pedidos dispararam.

O nĂºmero de requerimentos de aposentadorias, pensões, auxĂ­lios da PrevidĂªncia Social e do BenefĂ­cio de PrestaĂ§Ă£o Continuada (BPC) saltou de cerca de 715 mil por mĂªs no inĂ­cio de 2018 para 988 mil mensais atualmente. O estoque começou a cair em agosto do ano passado. 

 

 Foto: Fabio Pozzebom/ABr