Simão Jatene está a um passo de ser cassado

Publicado em: 31/05/2017 às 16:45 | Atualizado em: 31/05/2017 às 16:45

O governador do Pará, Simão Jatene (PSDB), está na iminência de perder o mandato na Justiça Eleitoral como aconteceu no Amazonas, onde José Melo (Pros) e o vice Henrique Oliveira (SD) tiveram os mandatos cassados tanto no TRE-AM quanto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Embora o julgamento tenha sido interrompido por um pedido de vistas, quatro juízes declararam voto contra o recurso. O número é suficiente para a cassação de Jatene, que ainda pode recorrer ao TSE. O último recurso de Simão Jatene foi votado, nesta terça, 30, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA).

O tribunal começou a julgar o recurso movido pelo governador contra a sua cassação, que foi determinada pela mesma corte no último dia 30 de março.

Simão Jatene foi eleito para o segundo mandato em 26 de outubro de 2014, com 1.858.869 votos, correspondentes a 51,92% dos votos válidos. Após a eleição, o TRE cassou o mandato de Simão Jatene. Foram quatro votos favoráveis e dois contra a perda do mandato do governador. Zequinha Marinho, vice-governador do estado, também teve seu mandato cassado. A dupla é acusada de abuso de poder político e econômico. Com a decisão do TRE, Jatene está inelegível até 2022 – mas ambos podem recorrer. O caso tramita na Justiça.

Durante a sessão do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), uma desembargadora pediu vistas do processo, o que significa que a magistrada solicitou mais tempo para avaliar os autos e decidir seu voto.

Fonte: G1

 

 

Foto: Reprodução/Diário do Poder