Site e sistema da OAB nacional são hackeados e tirados do ar
A expectativa é de que todos os sistemas sejam restabelecidos em até 48 horas

Ferreira Gabriel
Publicado em: 27/03/2023 às 17:37 | Atualizado em: 27/03/2023 às 17:37
Por causa de um ataque hacker na noite de domingo e madrugada de segunda-feira, o Conselho Federal da OAB retirou do ar o site e os sistemas a OAB Nacional, incluindo o Cadastro Nacional da Advocacia.
Segundo a entidade, não há indícios de que dados pessoais ou sensíveis tenham sido vazados e sequestrados. A expectativa é de que todos os sistemas sejam restabelecidos em até 48 horas.
Por conta do incidente, o Conselho ainda suspendeu prazos relativos a processos eletrônicos em tramitação até a volta da normalidade.
Leia mais
Candidata do União Brasil não se elegeu nem com ajuda de facção criminosa
Judiciário na mira
O ataque sofrido pelo conselho da advocacia se soma a outras agressões digitais aos integrantes do sistema de Justiça nos últimos anos. Em novembro de 2020, o Superior Tribunal de Justiça sofreu um sequestro de dados sem precedentes que levou à paralisação da corte.
No mesmo o ano, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul também foi alvo de criminosos digitais. O Tribunal Regional Federal da 3ª Região foi derrubado por hackers em duas oportunidades: em janeiro de 2021 e novamente em março de 2022.
Ainda em 2020, o TRF-1 também sofreu com ação do mesmo tipo, inclusive com captura de dados do sistema. Já em abril de 2023, foi a Justiça Federal de Pernambuco que viu seus sistemas serem derrubados.
Leia mais no site Conjur
Foto: Reprodução