STF avança contra deputados do PL de Bolsonaro por fraude em emendas

Parlamentares teriam exigido cerca de 25% dos mais de R$ 6 milhões liberados para obras, por meio de um esquema com empresas de fachada

STF avança contra deputados do PL de Bolsonaro por fraude em emendas

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 07/07/2025 às 09:07 | Atualizado em: 07/07/2025 às 09:08

O Supremo Tribunal Federal (STF) avançou na primeira ação penal por suspeita de corrupção no uso de emendas parlamentares contra três deputados do PL de Bolsonaro.

São réus no processo os deputados Josimar Maranhãozinho (PL-MA), Pastor Gil (PL-MA) e o ex-deputado Bosco Costa (PL-SE), acusados pelo Ministério Público de cobrarem propina sobre emendas destinadas ao município de São José de Ribamar (MA), em 2020.

Segundo as investigações, os parlamentares teriam exigido cerca de 25% dos mais de R$ 6 milhões liberados para obras, por meio de um esquema com empresas de fachada.

Documentos, extratos bancários e trocas de mensagens sustentam a denúncia.

O ministro Cristiano Zanin, relator do caso no STF, autorizou a fase de instrução processual, com depoimentos marcados a partir de agosto. O ex-prefeito José Eudes, que fez a denúncia, está entre as testemunhas.

A expectativa é que o julgamento abra caminho para outras ações sobre irregularidades em emendas, em momento de tensão entre o Supremo e o Congresso Nacional sobre a transparência na destinação de recursos públicos.

Leia mais na Veja.

Leia mais

Deputados do PL de Bolsonaro que vendiam emendas são réus no STF 

Foto: reprodução