STF manda Bolsonaro dar dados integrais do coronavírus, todo dia

De acordo com a decisão do Supremo, isso deve ser feito nos moldes iniciais adotados pelo Ministério da Saúde

Governo vai iniciar campanha de vacinação

Publicado em: 23/11/2020 às 14:38 | Atualizado em: 23/11/2020 às 14:38

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram, por unanimidade, que o governo de Jair Bolsonaro deve divulgar diariamente os dados epidemiológicos integrais sobre o coronavírus. De acordo com a decisão, isso deve ser feito nos moldes iniciais adotados pelo Ministério da Saúde.

Em junho, a pasta passou a restringir as informações na página online que mantém para comunicar a evolução da doença. No entanto, acabaram voltando atrás após liminar do ministro Alexandre de Moraes.

A princípio, os ministros julgaram pedidos enviados por bancadas de oposição ao governo. Estes, portanto, cobravam transparência na divulgação dos dados do novo coronavírus.

Na ocasião, parlamentares da Rede Sustentabilidade, PCdoB e PSOL entraram com ações exigindo o detalhamento dos números de casos. Assim como, os dados sobre óbitos e pacientes recuperados.

As siglas argumentavam que o governo tentava privar o acesso da população aos dados sobre a pandemia. Conforme ações dos oposicionistas de Bolsonaro, isso ocorre, ‘justamente no momento em que se registram seguidos recordes diários de confirmação de óbitos’.

O relator, Alexandre de Moraes, abriu os votos e se manifestou novamente pela concessão dos pedidos. De acordo com ele, o fornecimento de todas as informações necessárias para o planejamento e combate à pandemia é obrigação do governo.

Ainda segundo Moraes, as alterações feitas pelo Ministério da Saúde no formato e conteúdo da divulgação dos dados relacionados à pandemia ‘obscurecem’ dados epidemiológicos.

Leia mais no blog de Fausto Macedo, no Estadão.

 

 

 

Foto: Reprodução/YouTube

 

 

 

 

Leia mais

Divulgação de dados do coronavírus pela metade vai parar no STF