Suprema Corte dos EUA impõe derrota a Trump e barra tarifaço

Decisão por 6 a 3 aponta excesso de poder do Executivo; presidente quer decretar imposto global de 10%

Governo Trump propõe novo tarifaço sobre produtos brasileiros

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 20/02/2026 às 15:34 | Atualizado em: 20/02/2026 às 15:34

A Suprema Corte dos Estados Unidos derrubou, nesta sexta-feira (20 de fevereiro), as tarifas globais impostas pelo presidente Donald Trump. Por seis votos a três, os ministros concluíram que ele extrapolou sua autoridade ao adotar a medida sem autorização do Congresso.

O julgamento se baseou na “doutrina das questões importantes”, que exige aval legislativo claro para ações do Executivo com amplo impacto econômico.

O presidente da Corte, John Roberts, afirmou que Trump deve “apontar uma autorização clara do Congresso para justificar sua afirmação extraordinária do poder de impor tarifas”.

Após o julgamento, Trump declarou que pretende instituir um imposto global de 10% e que utilizará a Seção 122 da legislação comercial dos EUA — mecanismo que autoriza o presidente a aplicar tarifas temporárias — para viabilizar a medida.

“Os ministros que votaram contra as tarifas são uma vergonha para a nossa nação”, declarou.

As tarifas sobre aço e alumínio, justificadas por razões de segurança nacional, permanecem em vigor.

Saiba mais em Agência Brasil.

Foto: reprodução