Suspeita de esquema faz TCU suspender licitaĂ§Ă£o de Bolsonaro
O objetivo do pregĂ£o eletrĂ´nico Ă© comprar atĂ© 3.850 Ă´nibus, como parte do programa Caminho da Escola. Na previsĂ£o, o fundo se propĂ´s a pagar atĂ© R$ 210 mil a mais por veĂculo

Publicado em: 05/04/2022 Ă s 10:43 | Atualizado em: 05/04/2022 Ă s 10:49
O Tribunal de Contas da UniĂ£o (TCU) suspendeu nesta terça-feira (05) a compra de Ă´nibus escolares pelo governo de Jair Bolsonaro (PL). O Ă³rgĂ£o vai apurar a suspeita de sobrepreço dos veĂculos, denunciada pelo jornal O Estado de S. Paulo.
O pregĂ£o para a compra dos veĂculos Ă© realizado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da EducaĂ§Ă£o). Segundo revelou a reportagem do EstadĂ£o, ele prevĂª pagar atĂ© R$ 480 mil por cada Ă´nibus, R$ 210 mil a mais do que o recomendado pela Ă¡rea tĂ©cnica do FNDE. O gasto acima do recomendado poderia chegar a R$ 732 milhões.
O ministro Walton Alencar Rodrigues nĂ£o impediu que o pregĂ£o seja realizado — estĂ¡ previsto para acontecer hoje, de forma eletrĂ´nica —, mas determinou que o FNDE nĂ£o o homologue enquanto nĂ£o forem apurados os fatos.
O ministro Rodrigues tambĂ©m autorizou que seja realizada uma oitiva no FNDE. O Ă³rgĂ£o tem 15 dias para apresentar um detalhamento do processo de obtenĂ§Ă£o de preços, a documentaĂ§Ă£o referente a uma fiscalizaĂ§Ă£o do pregĂ£o feita pela CGU (Controladoria-Geral da UniĂ£o) e as notas tĂ©cnicas do FNDE que justificam o cĂ¡lculo do preço.
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“De fato, hĂ¡ toda uma sĂ©rie de fatores importantes, pendentes de comprovaĂ§Ă£o, que podem ter influenciado no preço dos veĂculos, os quais precisam ser devidamente esclarecidos pelo FNDE”, escreveu o ministro do TCU em sua decisĂ£o.
Ao UOL, o FNDE disse que irĂ¡ usar o menor preço como critĂ©rio de escolha do fornecedor dos atĂ© 3.850 Ă´nibus que serĂ£o adquiridos.
O TCU atendeu a um pedido dos deputados federais Felipe Rigoni (UniĂ£o Brasil) e TĂ¡bata Amaral (PSB) e do senador Alessandro Vieira (Cidadania).
Entenda o caso:
De R$ 1,3 bilhĂ£o para R$ 2,045 bilhões
O objetivo do pregĂ£o eletrĂ´nico Ă© comprar atĂ© 3.850 Ă´nibus, como parte do programa Caminho da Escola. Na previsĂ£o, o fundo se propĂ´s a pagar atĂ© R$ 210 mil a mais por veĂculo.
No total, o impacto no valor de compra é de R$ 732 milhões a mais que o previsto:
Saltaria de R$ 1,3 bilhĂ£o
Para R$ 2,045 bilhões.
NĂ£o hĂ¡ justificativa, dizem pareceres
Os pareceres tĂ©cnicos do FNDE, da CGU, que acompanha o pregĂ£o, e da AGU (Advocacia-Geral da UniĂ£o), feitos a pedido do prĂ³prio fundo, apontaram sobrepreço, segundo a reportagem do EstadĂ£o.
“Observa-se que os valores obtidos […] encontram-se em mĂ©dia 54% acima dos valores estimados”, afirmou relatĂ³rio da CGU.
Embora tenha solicitado, o UOL nĂ£o teve acesso aos pareceres atĂ© o fechamento desta reportagem.
InfluĂªncia do centrĂ£o
O FNDE Ă© presidido por Marcelo Ponte, ex-chefe de gabinete de Ciro Nogueira (Casa Civil) e indicaĂ§Ă£o direta do centrĂ£o, que faz parte da base de apoio do governo Jair Bolsonaro (PL).
Senador licenciado, Nogueira fez postagens em suas redes sociais destacando a compra dos veĂculos, em especial do PiauĂ, seu estado. O prĂ³prio MEC divulgou o lançamento do programa em Teresina.
A influĂªncia do centrĂ£o nĂ£o para por aĂ. Ainda de acordo com o EstadĂ£o, documentos apontam influĂªncia direta de Garigham Amarante, diretor do FNDE, na definiĂ§Ă£o dos valores. Ele foi indicado ao cargo por Valdemar Costa Neto, presidente do PL, e chegou a ser apontado, na semana passada, como possĂvel substituto de Milton Ribeiro no MEC.
Critério é menor preço, diz FNDE
Ao UOL, o FNDE afirmou que o pregĂ£o seguirĂ¡ os requisitos legais de ter como critĂ©rio de julgamento para escolha o menor preço e que as recomendações feitas pela CGU foram acatadas.
“O FNDE reforça que o processo do PregĂ£o EletrĂ´nico nº 2/2022 estĂ¡ sendo acompanhado pela CGU em todas as suas etapas e as recomendações apontadas na auditoria preventiva, realizada em fevereiro, relacionadas Ă metodologia de cĂ¡lculo dos preços, foram atendidas para a reabertura do pregĂ£o que foi publicada em março”, declarou o Ă³rgĂ£o.
Importante destacar que, apĂ³s encerrada a fase de lances, a empresa que apresentar o menor preço deve encaminhar os documentos de habilitaĂ§Ă£o tĂ©cnico, jurĂdico e financeiro.”
Nota enviada pelo FNDE
Ă€ reportagem, a AGU afirmou que o relatĂ³rio Ă© produzido pela prĂ³pria equipe e funciona como uma consultoria jurĂdica independente, encomendada pelo FNDE e Ă© para o fundo que o documento deve ser solicitado.
Procurada, a CGU nĂ£o retornou.
Quatro modelos de veĂculos
Segundo o edital, sĂ£o quatro modelos de veĂculo. SĂ£o eles:
Ă”nibus com comprimento mĂ¡ximo de sete metros e capacidade mĂnima para 29 estudantes sentados;
Ă”nibus com traĂ§Ă£o nos quatro eixos, comprimento mĂ¡ximo de sete metros e capacidade mĂnima para 29 estudantes sentados;
Ă”nibus com comprimento mĂ¡ximo de nove metros e capacidade mĂnima para 44 estudantes sentados;
Ă”nibus com comprimento mĂ¡ximo de 11 metros e capacidade mĂnima para 59 estudantes sentados.
Todos devem ser equipados com dispositivo para transposiĂ§Ă£o de fronteira, do tipo poltrona mĂ³vel, para embarque e desembarque de estudantes com deficiĂªncia ou mobilidade reduzida.”
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Fotos: Luis Fortes/MEC