Temendo apagão, Bolsonaro corta ar condicionado nas repartições

Medida de racionamento de energia na administração pública vale para os prédios de ministérios, autarquias e fundações federais

governo libera acesso da CGU e do TCU a dados

Publicado em: 25/08/2021 às 17:41 | Atualizado em: 25/08/2021 às 17:41

O governo anunciou, nesta quarta-feira (25), um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que determina a redução do consumo de energia elétrica.

A medida é para reduzir o gasto entre 10% e 20%, nos meses de setembro de 2021 a abril de 2022, nas sedes de ministérios, autarquias e fundações federais.

O decreto estabelece várias recomendações com a finalidade de reduzir o consumo de energia elétrica.

Entre essas medidas, constam as determinações de que aparelhos de ar-condicionado funcionem com temperatura a partir de 24oC. Além disso, os computadores devem ser programados para entrar em modo de espera quando o usuário se afasta, e que seja reduzida a iluminação de corredores e garagens.

O novo dispositivo legal também institui que sejam adquiridos, por meio de licitações, equipamentos com maior eficiência energética.

Leia mais no Metropoles

Leia mais

Comandante do Exército segue tom de Bolsonaro no uso das Forças Armadas

Foto: Arquivo/Agência Brasil