Temer espera parlamentarismo misto no Brasil para 2022

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 08/08/2017 às 17:09 | Atualizado em: 08/08/2017 às 17:09
O presidente Michel Temer disse, nesta terça (8), que tem simpatia pelo parlamentarismo e da adoção desse sistema de governo em 2018.
Ao dizer que tem muita simpatia pelo sistema, Temer argumentou que o Brasil já está fazendo “quase um pré-exercício de parlamentarismo”.
Segundo o presidente, o Poder Legislativo era visto como um apêndice do Poder Executivo e, em seu governo, os dois trabalham juntos.
O presidente fez a declaração após participar da abertura do 27º Congresso Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
“Não é improvável que este exemplo que estamos dando possa em breve tempo se converter em um sistema semipresidencialista ou semiparlamentarista. Há de ser um sistema parlamentarista do tipo português ou francês, em que também o presidente da República, sobre ser eleito diretamente, ainda tem uma presença muito ativa no espectro governativo. Se [o parlamentarismo] puder vir em 2018, seria ótimo, mas, se não vier, quem sabe prepara-se para 2022.”
Fonte: Agência Brasil
Foto: Alan Santos/PR