Tragédia volta a enlutar Haiti. Mais de 300 mortos em terremoto fulminante

Balanço preliminar da defesa civil haitiana aponta mais de 300 mortos. Centenas estão soterrados e desaparecidos. Tremor foi sentido em países vizinhos

Haiti

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 14/08/2021 às 18:57 | Atualizado em: 14/08/2021 às 19:35

Ao menos 304 pessoas morreram no Haiti após o terremoto de magnitude 7,2 registrado neste sábado (14), segundo um balanço preliminar divulgado pela defesa civil do país. As cidades de Cayes e Jérémie, no sudoeste da ilha, foram as mais afetadas pelo tremor. Autoridades dizem que centenas de haitianos estão soterrados ou desaparecidos.

O primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, decretou estado de emergência por 30 dias. Henry lamentou as mortes e disse, em nota, que já mobilizou recursos do governo para dar apoio às vítimas.

“Faço um apelo ao espírito de solidariedade e compromisso de todos os haitianos, a fim de nos unirmos para enfrentar esta situação dramática que vivemos”, seguiu o mandatário. “A união faz a força.”

O forte tremor pôde ser sentido também na República DominicanaCuba e Jamaica, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, da sigla em inglês).

Segundo a agência americana, não há mais riscos de tsunami na região. Mais cedo, as autoridades chegaram a emitir um alerta para maremotos, mas foi retirado.

O presidente norte-americano, Joe Biden, autorizou ajuda imediata ao Haiti e designou para a função Samantha Power, diretora da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, na sigla em inglês).

Leia mais no G1.

Foto: Reprodução/vídeo/G1