Pela transparência, imprensa vai observar eleições a convite do TSE

O ministro Luís Roberto Barroso disse que não há nada a esconder no processo eleitoral brasileiro

Ferreira Gabriel

Publicado em: 22/09/2021 às 15:11 | Atualizado em: 22/09/2021 às 15:11

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, disse hoje (22) que a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) “será muito bem-vinda” para integrar o observatório de fiscalização das eleições.

A declaração foi dada durante debate promovido pela associação. Barroso foi entrevistado pelo presidente da ABI, Paulo Jerônimo, e pelos conselheiros da associação Cristina Serra e Juca Kfouri.

“Nós teremos um observatório de observação das eleições com inúmeras entidades e a Associação Brasileira de Imprensa é mais do que bem-vinda. Acho que é uma ótima ideia”, disse o ministro.

O ministro reiterou a segurança das urnas eletrônicas e do sistema eleitoral brasileiro e disse que as declarações constantes do presidente Jair Bolsonaro contribuíram para algum grau de desconfiança da população.

“Um presidente da República eleito pelo voto popular, 58 milhões de votos, diuturnamente atacava o sistema. Aliás, o sistema pelo qual ele se elegeu”, declarou.

“De modo que é natural que algum grau de desconfiança se tenha criado pela utilização da máquina do governo contra o modelo”, afirmou.

Leia mais no Portal Poder360

Leia mais

TSE prepara armas que podem deixar Bolsonaro inelegível em 2022

Atos de Bolsonaro no 7 de setembro entram em investigação no TSE

Foto: TSE/ Divulgação