Trump confirma influĂªncia de Bolsonaro para puniĂ§Ă£o ao Brasil

PaĂ­s impõe tarifa de 50% ao Brasil alegando perseguiĂ§Ă£o ao ex-presidente e censura judicial

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas

Publicado em: 30/07/2025 Ă s 16:32 | Atualizado em: 30/07/2025 Ă s 16:34

O presidente dos Estados Unidos da AmĂ©rica, Donald Trump, oficializou nesta quarta-feira (30 de julho) a imposiĂ§Ă£o do tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros, justificando a medida com alegações de que o governo brasileiro tem perseguido e censurado cidadĂ£os.

A ordem executiva de Trump citou nominalmente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o blogueiro bolsonarista Paulo Figueiredo, indicando-os como alvos de “graves violações dos direitos humanos que minaram o Estado de Direito no Brasil”.

Segundo o documento da Casa Branca, as prĂ¡ticas do governo brasileiro teriam minado o Estado de Direito e, ao impor as tarifas, Trump estaria protegendo a segurança nacional e os valores americanos.

As alegações norte-americanas tambĂ©m estĂ£o direcionadas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Trump afirma que Moraes emitiu “centenas de ordens para censurar secretamente seus crĂ­ticos polĂ­ticos”, alĂ©m de apontar que o ministro teria apoiado investigações criminais contra cidadĂ£os dos EUA.

Leia Mais

Faz dois anos que Moraes ‘anda’ para visto de Trump

Apesar da ampla imposiĂ§Ă£o, alguns produtos brasileiros como o suco de laranja e aeronaves da Embraer foram poupados da sobretaxa. As novas tarifas sobre produtos tĂªm previsĂ£o de entrada em vigor em 6 de agosto.

Em meio Ă  crise diplomĂ¡tica, o presidente Lula (PT) declarou ao New York Times que tentou contato com Trump, mas “ninguĂ©m quer conversar” sobre o tarifaço.

Saiba Mais em G1.

Foto: Alan Santos/PR