TSE cancela 2,5 milhões de títulos eleitorais e ensina como recuperá-los

Publicado em: 04/06/2019 às 17:51 | Atualizado em: 04/06/2019 às 17:51
Aproximadamente 2,5 milhões de eleitores tiveram o título eleitoral cancelado por ausência em três turnos de votação. Esse número representa 4,5% dos eleitores brasileiros. No maior colégio eleitoral do país, 675 ficaram sem o título, publicou a Folha.
Desses eleitores, que não votaram nem justificaram a ausência por três turnos seguidos aproveitaram o prazo concedido pela Justiça Eleitoral para regularização, encerrado em 6 de maio.
Isso levou ao cancelamento de quase 2,5 milhões de títulos, segundo dados divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e publicados pela Folha.
No estado de São Paulo, maior colégio eleitoral do país, 675 mil tiveram o título cancelado –o que equivale a 94% das pessoas que não justificaram a ausência em três turnos consecutivos. Menores de 18 anos e maiores de 70 não foram afetados porque não têm obrigação de votar.
Para conferir a situação do seu título de eleitor, basta entrar no site do TSE e informar nome completo e data de nascimento.
Leia mais:
Mais de 2,6 milhões de eleitores estão com o título ameaçado
Quem teve o documento cancelado precisa comparecer ao cartório eleitoral mais próximo e preencher um Requerimento de Alistamento Eleitoral.
É necessário levar comprovante de residência com data de até três meses e documento de identificação com foto (que pode ser RG, carteira de trabalho ou carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal).
O eleitor em situação irregular também precisa pagar uma multa de R$ 3,51 por turno. Eleições suplementares – necessárias quando ocorre a cassação de um governante, por exemplo – também são consideradas.
Foto: Reprodução/A Crítica News/Rondônia