TSE não “acelera”, por ora, sete pedidos de cassação de Bolsonaro

Ida do ministro Alexandre de Moraes para TSE preocupou Bolsonaro por causa da ideia dele de compartilhar inquérito de fake news das eleições 2018

Bolsonaro tem 2,7 mil militares no Planalto e sinaliza com mais cargos

Ferreira Gabriel

Publicado em: 03/06/2020 às 12:00 | Atualizado em: 03/06/2020 às 12:00

O Tribunal Superior Eleitoral(TSE) rejeita, por ora, acelerar os sete pedidos de cassação da chapa do presidente Jair Bolsonaro e do vice-presidente Hamilton Mourão. A CNN conversou com a maioria dos ministros da corte eleitoral. Sobretudo eles relataram não haver, hoje, uma disposição nesse sentido.

Por outro lado, a posse do ministro Alexandre de Moraes como um dos seus sete ministros titulares dará, na avaliação dos seus pares, um perfil mais político à corte.

Moraes é quem conduz a investigação no Supremo Tribunal Federal sobre as fake News. Esta, portanto, que na semana passada desencadeou uma operação contra militantes bolsonaristas. Sobretudo que chegou perto do Palácio do Planalto.

Ele já manifestou interesse a interlocutores que defende o compartilhamento das provas dessa investigação do STF. Assim também, com as ações que tramitam no TSE que visam cassar a chapa Bolsonaro-Mourão. Isso ajuda a explicar, porém, o motivo de Bolsonaro tê-lo buscado duas vezes nos últimos dias, conforme revelou a CNN nesta terça-feira (2).

No TSE, tramitam hoje sete ações para cassar a chapa de Bolsonaro. Três estão em estágio mais avançado.

Leia mais na CNN Brasil

 

 

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

 

 

Leia mais

Provas de fake news podem ser usadas também no TSE