Vacinados 100% ainda podem transmitir coronavírus, diz estudo

Todos tinham covid leve ou eram assintomáticos. Com isso, medidas de saúde pública e sociais permanecem importantes

Vacinados contra covid podem transmitir coronavírus, diz estudo

Ednilson Maciel

Publicado em: 29/10/2021 às 10:58 | Atualizado em: 29/10/2021 às 11:27

A revista The Lancet Infectious Diseases publicou o resultado de estudo que aponta que os vacinados com duas doses de vacina contra covid ainda podem transmitir o coronavírus em ambientes domésticos.

De acordo com o estudo, sabe-se que a maior parte da transmissão da doença ocorre em domicílios. Como informa o Estado de Minas.

Embora haja dados limitados sobre imunização e risco de contágio pela da variante Delta, a cepa dominante do Sars-Cov-2 atualmente.

Dessa maneira, o estudo, do Imperial College de Londres, envolveu 621 participantes, identificados pelo sistema de rastreamento de contatos do Reino Unido.

O estudo ocorreu entre setembro de 2020 e setembro de 2021. Sobretudo, todos tinham covid leve ou eram assintomáticos.

Leia mais

Variante delta põe em risco população no AM, até vacinados, diz cientista

Vacinas e medidas continuadas

“As vacinas são essenciais para controlar a pandemia, pois sabemos que são muito eficazes na prevenção de doenças graves e morte por covid-19”, diz Ajit Lalvani, que coliderou o estudo.

No entanto, segundo ela, a vacinação por si só não é suficiente para evitar que as pessoas sejam infectadas com a variante delta.

Outra coautora, Anika Singanayagam disse:

“Descobrimos que as pessoas vacinadas podem contrair e transmitir a infecção dentro de casa, incluindo para membros vacinados”.

A pesquisadora acrescenta que os resultados fornecem informações importantes sobre o efeito da vacinação em face de novas variantes.

“E, especificamente, por que a delta continua a causar altos números de casos de covid-19, mesmo em países com altas taxas de vacinação”.

Por isso, ela defende que medidas continuadas de saúde pública e sociais para conter a transmissão (como uso de máscara, distanciamento social e testes) permanecem importantes, mesmo em indivíduos vacinados.

Leia mais no Estado de Minas.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil