Variantes dominam contaminações da segunda onda da covid no país

As chamadas mutações do Amazonas, Reino Unido e África fazem estrago em seis de oito estados do sul brasileiro.

Variantes da covid já dominam no Amazonas e mais seis estados

Da Redação do BNC AMAZONAS

Publicado em: 05/03/2021 às 09:33 | Atualizado em: 05/03/2021 às 09:33

Variantes do coronavírus Sars-CoV-2 já contaminam três regiões do Brasil. Segundo, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) foram detectadas pelo menos em 10 estados, das regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

Então, a Fiocruz chega a esse resultado por meio de testagens com o novo protocolo de RT-PCR, de acordo com o “Poder 360”.

Da mesma forma, a fundação confirmou nessas unidades da Federação a circulação de variantes do coronavírus, que podem ser a P1, identificada inicialmente no Amazonas, a B.1.1.7, no Reino Unido; ou a B.1.351, na África do Sul.

Assim como, as variantes do vírus são potencialmente mais transmissíveis e podem estar relacionadas aos aumentos vertiginosos de novos casos nos estados pesquisados.

Leia mais

Amazonas tem metade dos casos de reinfecção de covid no Brasil

MPF de 24 estados alertam Pazuello de colapso nacional da saúde

Prevalência da mutação

Além disso, a Fiocruz apresenta que dos 8 Estados avaliados neste recorte, apenas 2 não tiveram prevalência da mutação associada às variantes de preocupação superior a 50%.

Por exemplo, é o caso de Minas Gerais, com 30,3% das amostras testadas como positivo para a mutação e, Alagoas, com 42,6%.

Como resultado, a alta circulação de pessoas e o aumento da propagação do vírus Sars-CoV-2 tem favorecido o surgimento de “variantes de preocupação” no Brasil, como é o caso da variante P1, identificada no Amazonas.

Leia mais no Poder 360.

Foto: Itamar Crispim /Fiocruz