Venezuela expulsa embaixador “persona non grata” do Brasil

Publicado em: 23/12/2017 às 15:22 | Atualizado em: 23/12/2017 às 15:23
A Venezuela ordenou, neste sábado (23), a expulsão do embaixador do Brasil, Ruy Carlos Pereira, ao declarar que ele é ‘persona non grata’ no país.
A decisão foi anunciada por Delcy Rodríguez (foto), presidente da Comissão para a Verdade, Justiça e Paz, em nome da Assembleia Nacional Constituinte venezuelana.
A reportagem entrou em contato com o Itamaraty e com o Palácio do Planalto, e aguarda posicionamento.
“No âmbito das competências da Assembleia Nacional Constituinte, em que está justamente a soberania, nas nossas bases de comissão, decidimos declarar ‘persona non grata’ o encarregado de negócios do Canadá, e declarar ‘persona non grata’ o embaixador do Brasil, até que se restitua o fio constitucional que o governo de fato vulnerou, no caso deste país-irmão”, afirmou ela, em comunicado transmitido pelo canal de televisão estatal.
A fala de Dercy sobre o Brasil foi uma resposta a um dos jornalistas sobre como outros países tratam a participação de partidos no processo eleitoral.
“Vimos algumas posições minoritárias a nível internacional. Essa é uma informação para este país, não para outros governos”, disse ela.
“O caso a que você se refere, especificamente, do Brasil, neste ano, depois do golpe de estado que houve no Brasil, contra a presidente Dilma Rousseff, foi aprovada no Congresso a chamada cláusula de barreira, justamente que impede que partidos pequenos possam ter participação eleitoral. Então essa cláusula estabelece uma porcentagem que começa a ter vigência em 2018, mas que nas próximas eleições vai aumentando, o que, no futuro, impediria que algum partido pequeno, algo que na Venezuela, no sistema plural de partidos políticos, nós temos uma ampla gama de partidos políticos, com tendências políticas e ideológicas diversas, e plurais. E no caso do Brasil, se evitaria que partidos minoritários possam ter algum tipo de participação política.”
Fonte: G1
Foto: Reprodução/Nocaute