Veto de Temer evitaria mais desmatamento na Amazônia

Publicado em: 14/06/2017 às 13:42 | Atualizado em: 14/06/2017 às 13:42

O Ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, espera que o presidente Michel Temer aceite a recomendação de veto dos projetos aprovados no Congresso Nacional, que contrariam esforços em conter o desmatamento na Amazônia.

A declaração foi dada, nessa terça-feira (13), no dia em que o Jardim Botânico do Rio de Janeiro comemorou 209 anos com a revitalização (foto) de um espaço inteiramente dedicado à Amazônia, em pleno centro urbano carioca.

“O presidente Michel Temer já colocou veto em duas matérias difíceis, foi no incentivo ao carvão e na corresponsabilização dos bancos. Foram vetos corajosos, portanto, eu entendo que ele não vá mudar esse perfil, destruir a Amazônia, que põe em risco um equilíbrio ecológico que não diz respeito só ao nosso continente. É global. É preciso que as pessoas conheçam a Amazônia e se sensibilizem. O Jardim Botânico talvez seja um espaço de educação ambiental interessante para fazer essa reflexão.”

O presidente do Jardim Botânico Sérgio Besserman Viana lembrou a importância da preservação da Amazônia para estados como o Rio de Janeiro.

“Nossa água, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e em São Paulo, depende da Amazônia. E muitos outros serviços ecossistêmicos, como água, clima, solo, biodiversidade, dependem dessa floresta extraordinária que é a Amazônia. Ela pode estar longe, mas está dentro da casa de cada um de nós, paulistas. cariocas, mineiros.

Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, em 2013, os índices de desmatamento na Amazônia voltaram a crescer. Em 2016, quase 8 mil quilômetros quadrados do bioma foram desmatados.

Fonte: Agência Brasil

 

 

Foto: Divulgação