Voos da Voepass sĂ£o suspensos pela Anac a partir deste dia 11
A companhia é formada pela Passaredo Transportes Aéreos e pela Map Linhas Aéreas.

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas
Publicado em: 11/03/2025 Ă s 05:49 | Atualizado em: 11/03/2025 Ă s 09:23
Por falta de segurança, as operações aĂ©reas da Voepass estĂ£o suspensas partir desta terça-feira (11), por determinaĂ§Ă£o da AgĂªncia Nacional de AviaĂ§Ă£o Civil (Anac).
A companhia é formada pela Passaredo Transportes Aéreos e pela Map Linhas Aéreas.
De acordo com a Anac, a suspensĂ£o serĂ¡ mantida atĂ© que a empresa comprove a correĂ§Ă£o de “nĂ£o conformidades relacionadas aos sistemas de gestĂ£o previstos em regulamentos”. Como informa a Folha.
Dessa forma, os passageiros afetados pelo cancelamento de voos devem procurar a empresa ou agĂªncias de viagem responsĂ¡veis pelas vendas de passagens. Com isso haverĂ¡ o reembolso ou reacomodaĂ§Ă£o em outras companhias.
Conforme a publicaĂ§Ă£o, a Voepass possui seis aeronaves e a operaĂ§Ă£o da companhia incluĂa 15 localidades com voos comerciais e duas com contratos de fretamento.
“A decisĂ£o da Anac decorre da incapacidade da Voepass em solucionar irregularidades identificadas no curso da supervisĂ£o realizadas pela agĂªncia, bem como da violaĂ§Ă£o das condicionantes estabelecidas anteriormente para a continuidade da operaĂ§Ă£o dentro dos padrões de segurança exigidos”, diz nota da Anac.
FiscalizaĂ§Ă£o
ApĂ³s o acidente aĂ©reo ocorrido no dia 9 de agosto do ano passado, em Vinhedo (SP), foi implantada uma operaĂ§Ă£o assistida de fiscalizaĂ§Ă£o da Anac nas instalações da companhia.
Nesse sentido, funcionĂ¡rios da agĂªncia acompanharam os trabalhos de operaĂ§Ă£o e manutenĂ§Ă£o da empresa para verificar as condições necessĂ¡rias Ă garantia da segurança.
Por exemplo, a queda do voo 2283, que fazia a rota entre Cascavel (PR) e Guarulhos (SP), causou a morte de 62 pessoas.
Sobretudo, o desastre foi o mais letal do paĂs desde 2027, quando um acidente com o voo 3504 da TAM nos arredores do aeroporto de Congonhas deixou 199 mortos. Trata-se de um dos dez piores jĂ¡ registrados no Brasil.
ConstataĂ§Ă£o
Ainda segundo a Folha, a Anac apontou que, no final do mĂªs passado, apĂ³s nova rodada de auditorias, foi identificada a “degradaĂ§Ă£o da eficiĂªncia do sistema de gestĂ£o da empresa em relaĂ§Ă£o Ă s atividades monitoradas e o descumprimento sistemĂ¡tico das exigĂªncias feitas pela agĂªncia”.
Ao mesmo tempo, foi constatada a reincidĂªncia de irregularidades apontadas e consideradas sanadas pela agĂªncia nas ações de vigilĂ¢ncia e fiscalizaĂ§Ă£o anteriores e a falta de efetividade do plano de ações corretivas.
“Ocorreu, assim, uma quebra de confiança em relaĂ§Ă£o aos processos internos da empresa devido a evidĂªncias de que os sistemas da Voepass perderam a capacidade de dar respostas Ă identificaĂ§Ă£o e correĂ§Ă£o de riscos da operaĂ§Ă£o aĂ©rea”,
reforça a agĂªncia.
Leia mais em Folha de S.Paulo.
Leia mais
Aviões da VoePass para Urucu, AM tĂªm problemas, denunciam petroleiros
Petroleiros denunciam novos problemas em aviões da VoePass para Urucu, AM
AviĂ£o que caiu em Vinhedo apresentava reparos pendentes, diz relatĂ³rio
Foto: divulgaĂ§Ă£o