ZFM lidera produção industrial no país, que cai na maioria dos estados

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 09/05/2018 às 11:30 | Atualizado em: 09/11/2018 às 08:44
O polo industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM) assegurou ao Amazonas o quarto melhor índice de crescimento da produção industrial de março, com alta de 2,6%.
A indústria amazonense é o grande destaque nacional quando são comparados os números da produção industrial acumulada neste ano. O resultado de 24,4% é mais que o triplo do crescimento do segundo colocado (Pará), com 8,1%.
O Amazonas está entre os 11 locais em que a produção acumulada cresceu, ficando Pernambuco com o pior desempenho, -2%. A média brasileira é 3,1%.
Quando a produção atual é comparada com março de 2017, novamente o polo industrial da ZFM se sobressai, registrando 24,3%. O desempenho representa mais que o dobro do crescimento do segundo colocado, o estado do Pará, com 10,1%.
Nesse quesito, o Amazonas lidera o grupo de sete locais (estados e regiões) que tiveram alta na produção. Os demais oito locais pesquisados sofreram queda, sendo na Bahia o pior índice: -5,3%.
Cenário da produção industrial no país
Segundo o IBGE, que faz pesquisa mensal em 15 locais, o desempenho positivo da indústria do Amazonas em março se junta a outros seis estados: Pará (9%), Mato Grosso (4,7%), Espírito Santo (2,8%), São Paulo (2%), Goiás (1,2%) e Pernambuco (0,2%).
Nos locais com resultado negativo, o principal é a Bahia (-4,5%), seguido por Rio de Janeiro (-3,7%) e pela região Nordeste (-3,6%).
Os demais são Santa Catarina (-1,2%), Rio Grande do Sul (-0,9%), Paraná (-0,9%), Minas Gerais (-0,5%) e Ceará (-0,2%).
Fonte: Agência Brasil
Foto: Reprodução/CityCorp