Valer lança 7ª edição de Estatutos do Homem, de Thiago de Mello

Israel Conte
Publicado em: 29/03/2019 às 06:00 | Atualizado em: 28/03/2019 às 21:46
Um dos poetas vivos mais importante da literatura brasileira, Thiago de Mello, comemora 93 anos, neste sábado, dia 30 de março.
Para celebrar a data, a Editora Valer lança a 7ª edição do poema Estatutos do Homem, um dos textos mais traduzidos e celebrados da literatura universal.
A obra foi escrita em Santiago do Chile, em abril de 1964, na efervescência do regime militar, logo após Thiago ler o primeiro ato institucional instituído pelo governo militar de 1964.
O texto é tratado como se fosse um título independente, um livro. Assumiu vida própria em relação ao livro de que faz parte ˗˗ Faz escuro, mas eu canto. É a representação poética do projeto utópico de redenção e civilização, como explicita o poeta no artigo primeiro de seu texto:
“Fica decretado que agora vale a verdade,
que agora vale a vida
e que de mãos dadas
trabalharemos todos pela vida verdadeira”.
O poema foi publicado em mais de 30 idiomas e serviu de fonte de inspiração para diversos artistas: o maestro Claudio Santoro o transformou em peça musical; o “Ballet Stagium” em espetáculo de dança. Diversos pintores o retrataram, como a chilena Agna Aguadé.
Segundo o escritor Tenório Telles, “Estatutos do Homem é uma exaltação do ser humano e do sonho sempre vivo de construção de um novo mundo para a humanidade, sem opressão, mentira e indiferença. É um protesto contra o conformismo, o medo e a desesperança”.
A nova edição já está disponível a preço promocional no site www.editoravaler.com.br.