‘Amigos do Garantido’ chegam para reforçar a apresentação no festival

O movimento é o apoio do Garantido em Manaus e chega com batuqueiros, bailarinos e pessoal de apoio

Barco dos Amigos do Garantido chega a Parintins

Arnoldo Santos, especial para o BNC Amazonas

Publicado em: 21/06/2022 às 18:54 | Atualizado em: 21/06/2022 às 18:59

O barco do Movimento Amigos do Garantido (MAG) chegou na tarde desta terça-feira (21) a Parintins trazendo 320 pessoas, entre batuqueiros, pessoal de apoio e os bailarinos da GandhiCats, grupo que vem reforçar a parte coreográfica do boi na arena nas apresentações do 55º Festival Folclórico de Parintins, nos dias 24, 25 e 26, próximo fim de semana.

Mantendo a tradição, o barco fez uma passagem pela frente da cidade sendo saudado por uma salva de fogos. O clima de emoção dominava entre as pessoas.

“Chegar aqui neste momento, trazendo um arsenal de artistas, de batuqueiros, que fazem parte dos ensaios em Manaus, para unir com os artistas de Parintins é sentir gratidão a Deus por estarmos aqui de novo e podermos fazer esta festa”, afirma Rivaldo Pereira, diretor de eventos do MAG.

O MAG, fundado em 1996, é o braço de apoio financeiro do Garantido em Manaus. É ele o responsável por todos os eventos oficiais do boi da baixa na capital, principalmente os ensaios realizados no bumbódromo durante a temporada que antecede o festival.

Primeiro impacto

Junto do grupo de bailarinos do GandhiCats, Lorena Gonzaga se dizia emocionada. É a primeira vez que vem a Parintins e já vai estrear dentro da arena. Mas a primeira impressão, na chegada, já deu noção do que vem pela frente.

“É simplesmente incrível, só em chegar ali no barco de ver a cidade nos recepcionando deu um arrepio e eu já comecei a chorar e eu sei que muito ainda está vindo aí e eu mal posso esperar por isso”, diz Lorena.

Presidente confiante

O presidente do Garantido, Antônio Andrade, estava presente pra recepcionar o barco do MAG que atracou no porto da Cidade Garantido, sede oficial do boi. Ele disse que, em dois anos, muito do material guardado nos galpões se perdeu, mas conseguiram montar o projeto deste ano.

“Nós fizemos praticamente um boi novo. A gente perdeu muita coisa com esses dois anos parados. O material envelhece e a cidade Garantido foi ao fundo, no ano passado. E isso fez com que tivéssemos prejuízos enormes. Mas a gente conseguiu, com o apoio dos patrocinadores, do Governo do Estado e da galera do Garantido, a gente conseguiu montar um boi grandioso. Um boi que vai lutar pelo título e vai voltar de lá (da arena) campeão”, disse Antônio Andrade.

Leia Mais

Dom Phillips e Bruno Pereira são homenageados no #Toadas Parintins