Boi Manaus abre maratona musical em clima de reencontro do público com “suas origens”

Festa de aniversário de Manaus completa 25 anos e volta para o sambódromo com atrações se apresentando em cima de trios-elétricos

Boi manaus começa em clima de reencontro

Arnoldo Santos, especial para o BNC Amazonas

Publicado em: 22/10/2022 às 07:51 | Atualizado em: 22/10/2022 às 07:54

O Boi Manaus abriu, nesta sexta-feira(21), a maratona de apresentações no Sambódromo para comemorar os 353 anos da capital do Amazonas. Longe do Sambódromo há sete anos, a ManausCult batizou o evento com o tema “De volta às origens” e, além de retornar ao seu lugar original de quando foi criado, em 1997, também retornou com o esquema de apresentações em trios-elétricos que, por sinal, foram batizados de “bois-elétricos”.

Logo na entrada do sambódromo, pela avenida Pedro Teixeira, a decoração temática já oferece ao público locais para registro fotográfico. Duas passarelas em forma de ponte foram montadas onde muita gente aproveitou para fazer fotos. O casal de farmacêuticos Maurício Oliveira e Laura Denardi, gaúchos de Santa Maria (RS), chegou ao sambódromo e fez logo o registro. Vestidos de tururis, era a primeira vez que iriam curtir uma versão do Boi Manaus e já com o boi-bumbá escolhido pelo critério bem justo. “Somos gremistas, o Grêmio é azul e branco e acabamos escolhendo o Caprichoso”, disse Maurício.

A pista do sambódromo ficou parcialmente tomado pelo público, mas havia espaço para brincar tranquilo do jeito de cada um. Na cadeira de rodas, Jéssica Kelly, brincou da sua maneira. Acompanhada pela tia, dona Sílvia Maria, a brincante, enfeitada pelas cores vermelho e branca do boi Garantido, se divertiu à vontade. “A acessibilidade tá ótima. A gente vem sempre ao Boi Manaus. E graças a Deus, voltou a sambódromo”, disse dona Sílvia.

Com uma programação completa, que reuniu 15 atrações para a primeira noite, a primeira noite de Boi Manaus se dividiu entre artistas do Garantido e do Caprichoso, com as torcidas organizadas marcando presença com adereços, bandeiras e os dançarinos espalhados em pequenos palcos ao longo da pista. Os bois de Manaus também foram chamados. Nas três noites, a programação sempre terminará com um dos bois da capital. Desta sexta-feira, o Boi Brilhante fechou a maratona.

Reencontro

Para quem acompanha o Boi Manaus desde seu início, o ambiente do Sambódromo teve gosto de reencontro. Sentimento mais do que incentivado pelo repertório das toadas escolhido por cada atração. Destaque indiscutível para o grupo Canto da Mata, grupo responsável pelo ritmo de boi levado sob a batida forte do violão e com velocidade um pouco mais rápida, ideal para quem gosta de dançar.

O apresentador do Garantido Israel Paulain e o ex-amo do boi encarnado, Tony Medeiros, dividiram um dos trios e também executaram toadas antológicas com a cara do Boi Manaus. Carlos Batata, que dividiu o trio com Helen Veras, foi outro veterano do evento presente. Ele levou seu recado de divulgação das pessoas com deficiência, inclusive com apresentação com tradução em linguagem de sinais.

Helen Veras, Carlos Batata e dançarinos

Em uma maratona musical que começou por volta das 19h, o sambódromo recebeu também, nesta primeira noite: Nenê do Boi, grupo Kuarup, Alcírio Neto, Felipe Júnior, Jardel Bentes, Wilson Nobre, Helen Veras, Júnior Paulain, Edilson Santana e grupo A Toada.

Homenagem

Este ano, o Boi Manaus presta homenagem a três nomes de artistas que marcaram a história do evento e do próprio movimento do boi-bumbá. Cada um dos três trios-elétricos foi batizado com os nomes de Arlindo Júnior (apresentador histórico do Boi Caprichoso), Klinger Araújo (cantor e compositor de toadas do Garantido) e Zezinho Correa (inesquecível líder da banda Carrapichos).

Outra homenagem feita foi para o programa #Toadas, produzido pelo BNC Amazonas que apoia de divulga os artistas de boi-bumbá durante a temporada que antecede o Festival Folclórico de Parintins. Um dos trios trazia a bandeira do programa com o seu símbolo já conhecido.

Bandeira do programa #Toadas no trio em que se apresentaram Canto da Mata e Júnior Paulain

Leia Mais

Continuação

O Boi Manaus continua neste sábado (22) e também no domingo, com as seguintes atrações:

22 de outubro

 19h – 19h50 – Kamauwrá / Wanderson Rodrigues

20h – 20h50 – Denis Martins / Luciano Araújo

21h – 21h50 – Kboclos / Cézar Pinheiro

22h – 22h50 – Mara Lima / Luanita Rangel

23h – 23h50 – David Assayag

00h – 00h50 – Marujada / Patrick Araújo / Paulinho Viana

01h – 01h50 – PA Chaves / Fabio Casagrande

02h – 02h50 – Boi Corre Campo

23 de outubro

19h – 19h50 – Toada de Roda / Rei Azevedo

20h – 20h50 – Curumins da Baixa / Robson Jr.

21h – 21h50 – Márcia Siqueira / Márcia Novo

22h – 22h50 – Klinger Jr. / Fabiano Neves

23h – 23h50 – Prince do Caprichoso / Carlinhos do Boi

00h – 00h50 – Batucada / Sebastião Jr. / Leonardo Castelo

01h – 01h50 – Edmundo Oran / Arlindo Neto

02h – 02h50 – Boi Garanhão / Patrick Monteiro

Fotos: Ronaldo Siqueira