Dos palcos internacionais para a ‘Terra dos Bumbás’

Publicado em: 24/04/2018 às 18:56 | Atualizado em: 24/04/2018 às 18:56
Por Náferson Cruz, da redação
Ele colocou sua voz nas dublagens do filme “A Bela e a Fera”, recém lançado pela Disney, foi aprovado para atuar no Cirque Du Soleil e, no final da década de 90, venceu por duas vezes consecutivas, o prêmio de melhor cantor brasileiro nos Estados Unidos.
A eximia performance do paulista Ricardo Biasoli Fábio, 53 anos, nos palcos internacionais, também rendeu a ele status e reconhecimento no cerne artístico brasileiro, tanto, que ele atuou por 9 anos, como produtor musical do consagrado cantor e compositor Ney Matogrosso.
Há dois anos, “Rico Showmaker”, como também também gosta de ser chamado, contou ao BNC, que precisava conhecer novos palcos e se aventurou em cruzar o Brasil – de São Paulo para conhecer os costumes, crenças e a arte do povo parintinense.
“Estava de férias e resolvi ir à Parintins, mas antes, só conhecia o evento através dos vídeos pelo youtube, os quais me identifiquei bastante com o Caprichoso por conta das obras musicais, plasticidade e acabamento das alegorias. Vale ressaltar que eu ouvia quase todos os dias o programa do Gil Gonçalves na Rádio Clube por meio de um aplicativo. Toda essa magia se configurou no ano passado, quando vi a festa pela primeira vez”, lembrou.
Em tão pouco tempo, sua voz ressoante como a de um tenor, configurou como backing vocal nas toadas demo do Boi Caprichoso 2018, a pedido de compositores. Entre as canções, destacam-se: “Terror das Noites”, “Boto Romanceiro”, “Dowari – O Caminho dos Mortos” e “Traidor”.
Rico, também fez sua estreia como compositor, ele é co-autor da toada “Ancestralidade” do CD Caprichoso 2018, em parceria com o compositor Leonardo Pantoja.

Ricardo ao lado de Ney Matogrosso, com quem trabalhou por 9 anos como produtor musical
Ainda, no álbum azulado deste ano, Rico colocou seu tom de maestria em parte dos arranjos de base e participou do texto declamado em espanhol na toada “Sissa: Uma História de Amor”.
Quanto aos futuros projetos, Rico revelou que vai trabalhar como um dos diretores do musical “Coração Estradeiro”, que conta a trajetória do cantor Sérgio Reis, e tem a participação do cantor Léo Chaves, da dupla Vitor e Léo. Em vídeo abaixo Rico canta ao lado de Sérgio Reis.
Link Facebook: https://www.facebook.com/rico.showmaker/videos/vb.717157195/10155225239872196/?type=2&video_source=user_video_tab
Além de fazer dublagem de voz em filmes, Rico presta a mesma função em seriados e desenhos. Seu último trabalho foi como intérprete oficial da música tema de abertura da série de anime “Dragon Ball GT” e do encerramento do “Dragon Ball Super”.
Neste último fim de semana, Rico esteve em Parintins, seguiu para a ilha Tupinambarana com a “Caravana Azulada”. “Foi um momento ímpar participar de uma série de eventos e da melhor forma possível, junto com amigos e torcedores do meu boi”, diz.
Colaborou: Gerlean Brasil/ Foto: Arquivo Pessoal