Ensaio geral do Garantido mostra a força do tema ‘Auto da Resistência’

Publicado em: 22/06/2018 às 11:10 | Atualizado em: 22/06/2018 às 11:10
Uma oração com o discurso de agradecimento do presidente do Boi Garantido, Fabio Cardoso, deu início aos ensaios técnicos de arena do boi da Baixa do São José, na noite desta quinta-feira (21). “O que vocês vão assistir a partir de agora é o fruto do comprometimento deste grupo. Foram três meses de muito trabalho e não temos dúvida de que o Garantido está preparado para ser campeão”, declarou Fábio Cardoso.
A trinca musical, o Apresentador do bumbá, Israel Paulain, o Levantador de Toadas, Sebastião Júnior e o Amo do Boi, Tony Medeiros, figuraram nos primeiros momentos do ensaio e, na sequência, iniciou o Auto do Boi. Denildo Piçanã, o Tripa, trouxe o boi de pano, astro maior da apresentação. A figura branca do boi da promessa despontou no meio das tribos coreografadas e o bailado corrido, infalível em sua presença tradicional. Isabelle Nogueira, a Cunhã poranga, foi a primeira, entre os itens (destaques) femininos individuais, a entrar na arena.
Com pisada forte e movimentos marcantes, a apresentação de Isabelle se dividiu em dois momentos: a encenação entre dois personagens indígenas, onde ela usa a expressão corporal e mergulha profundamente na proposta teatral e, durante a sua evolução em solo, ocasião em que ela canta a toada “Cunhã poranga da pele vermelha”.
A Sinhazinha da Fazenda, Djidja Cardoso, também foi um show a parte. Ela expôs a suavidade e leveza na dança, mostrando o amor ao seu “brinquedo de criança”, o Boi Garantido. A Rainha do Folclore, Brenda Garcia, esbanjou talento e sensualidade, foi ovacionada pela galera vermelha e branca.
Com o estandarte do bumbá, Edilene Tavares, mostrou toda a força do Item 05 ao som da Toada “Estandarte da Baixa”. Praticamente finalizando apresentação, o Pajé André Nascimento trouxe todo seu poderio coreográfico e conhecimento de quem completa 20 anos com o item em 2018.
Fotos: Élcio Farias/Garantido