Garantido é o primeiro a chegar ao local do ‘maior festival da história’
Área de concentração de alegorias começaram a ser ocupadas sob clima de expectativa de um evento grandioso após dois anos suspenso

Arnoldo Santos, especial para o BNC Amazonas
Publicado em: 16/06/2022 às 07:50 | Atualizado em: 16/06/2022 às 08:16
Faltando menos de nove dias para o início do 55º Festival Folclórico de Parintins, as alegorias já começam a chegar à área de concentração do Bumbódromo. O Garantido amanheceu com pelo menos 9 módulos que vão formar o que deve ser uma grande oca tribal. Por estar suspenso há dois anos, por causa da pandemia, este já está sendo chamado de ‘o maior festival da história’.
A estratégia do Garantido é levar todos os 120 módulos alegóricos até o dia 20 de junho, quatro dias antes da primeira noite do evento.
“O Garantido estará pronto no dia 23 e dia 24 estará todo montado na concentração para entrar na arena. Com certeza, o boi que levaremos à arena é um boi muito forte, bonito e inovador. O boi que vai sair da Cidade Garantido será campeão”, afirmou Antônio Andrade, presidente do Garantido.
Para fazer o trabalho de transporte das alegorias e a montagem na arena do bumbódromo, a diretoria do boi contratou 210 empurradores de alegoria, que são chamados de kaçauerés. O percurso até o bumbódromo, partindo da Cidade Garantido, chega a quase 3 km.
Leia Mais
Tradição marca o domingo de Garantido e Caprichoso, em Parintins
Ensaios técnicos
Enquanto as alegorias começam a ser levadas para o bumbódromo, os bois realizam ensaios gerais nos seus respectivos currais. O Caprichoso realiza, nesta quinta-feira (16), o terceiro dos quatro ensaios programados para o Curral Zeca Xibelão. No dia 21, já no bumbódromo, o boi da francesa realiza o último ensaio técnico com a participação de todo o corpo de bailarinos, ritmistas da Marujada de Guerra e itens individuais.
O Garantido também está realizando ensaios técnicos na Cidade Garantido, também com a presença dos itens individuais, grupos de dança e ritmistas. Nesta quinta-feira, não haverá ensaio pelo feriado de Corpus Christi, mas continua na sexta-feira (17).
Os dois bois-bumbás estão cobrando ingresso para os ensaios na forma de um quilo de alimento não perecível, que será usado para alimentação dos brincantes e trabalhadores durante a maratona de três noites de apresentação. O 55º Festival Folclórico de Parintins acontece nos dias 24, 25 e 26 de junho.

Fotos: assessorias de comunicação de Caprichoso e Garantido e Arnoldo Santos